Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Guia Educacional

Guia Educacional

86 3085 3892

Postada em 12/04/2021 ás 21h55 - atualizada em 13/04/2021 ás 09h35

Você sabe o que é Andragogia?

Andragogia é a arte de ensinar aluno
Você sabe o que é Andragogia?

A andragogia é a arte de ensinar adultos, criada pelo educador estadounidense Malcom Knowles (1913 – 1997). O termo tem origem na língua grega e literalmente significa “ensinar para adultos”. Por trás do nome um pouco estranho está uma ciência encantadora e voltada para adultos que desejam aprender, não é mesmo? Mas o que difere a andragogia de outras técnicas e ciências de ensino?

Diferente das crianças, os adultos são alunos que já possuem experiência de vida e, portanto, procuram adquirir conhecimento que possa contribuir positivamente em suas vidas; que realmente fará a diferença no cotidiano, que tenha aplicabilidade no seu cotidiano.

Neste sentido, a andragogia busca ensinar estes adultos a respeitar sua independência e autogestão em um ambiente próprio para receber alunos adultos. A relação com o professor também é diferente na andragogia. O aluno e o professor são indivíduos na mesma faixa etária e que (provavelmente) têm a mesma experiência de vida. O professor se torna um facilitador no  processo de aprendizagem do aluno. Além disso, a andragogia permite uma troca maior de experiência entre aluno e professor, fazendo do aprendizado uma via de mão dupla.

O educador Malcom Knowles estabeleceu 06(seis) importantes premissas ao desenvolver a andragogia.

1- Por que conhecer, por que aprender

Para que o adulto aprenda de verdade, é preciso que ele entenda e saiba qual a real necessidade deste processo. Os benefícios e as vantagens do processo de aprendizagem precisam estar claros para o aluno.

2- Autonomia do aluno

Um aluno adulto tem total consciência da autonomia que tem sobre a sua própria vida. Portanto, é importante respeitar a autonomia do aluno, bem como a sua capacidade de decisões e autogestão.

3- A experiência é importante

As técnicas de educação que somente transmitem conhecimento não são aplicáveis para indivíduos autônomos e com experiência de vida. Por isso, é preciso aliar o conhecimento aos desafios do dia a dia. Lembrando que os estudos de casos e exercícios de simulação são bem vindos também.

4- Engajamento na aprendizagem

A partir do instante em que o aluno tem consciência da contribuição do aprendizado no seu cotidiano, ele se engaja com maior afinco nos estudos.

5- Foco na vida real

Por serem alunos com experiência de vida, os adultos têm o seu olhar voltado para aquilo que remeta à sua rotina e que possa contribuir para a  deixar mais eficiente e agradável.

6- Motivação para aprender

 

Por ter esse olhar voltado para a sua realidade, o adulto busca motivações que vão além da aprendizagem em si. As promoções de trabalho, os reajustes salariais, o aumento da autoestima são alguns dos fatores que motivam adultos a buscar novos conhecimentos.

Comentários
Educação
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 14h13
32°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 22°
33°

Sensação

22 km/h

Vento

43%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp