Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 07/03/2018 ás 10h45 - atualizada em 07/03/2018 ás 11h24
Fonte: Ascom UFPI

Pesquisa da UFPI desenvolve novo tratamento de Câncer de Pele

Os resultados apontam que o bioproduto induziu a morte das células do melanoma; A pesquisa está em processo de patenteamento
Pesquisa da UFPI desenvolve novo tratamento de Câncer de Pele
Professores e alunos envolvidos na pesquisa

Um novo bioproduto desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade Federal do Piauí, pode se tornar um forte aliado ao tratamento do Melanoma. Tal bioproduto é constituído por nanopartículas que contêm o composto α-terpineol, uma substância natural obtida de várias plantas do gênero Pinus (pinheiro), e que possui várias atividades farmacológicas descritas, tais como analgésica, anti-inflamatória e antitumoral.

O melanoma é um dos tipos de câncer de pele mais agressivos e letais de câncer, responsável por 75% das mortes decorrentes de neoplasias que acometem a pele, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Apesar dos avanços dos últimos anos, a quimioterapia, terapia mais utilizada no combate à doença, ainda é considerada bastante prejudicial aos pacientes, devido aos efeitos adversos produzidos pelos medicamentos utilizados.

A pesquisa está sendo desenvolvida pelos professores da UFPI, Dr. Anderson Nogueira Mendes (Pós-Graduação em Química-PPGQ) e o Dr. Juan Carlos Ramos Gonçalves (Núcleo de Pesquisas em Plantas Medicinais-NPPM) e pelos alunos, Felipe Alves Batista (doutorando do PPGQ) e Sabryna Brena Cunha Fontele (graduanda em Farmácia e bolsista ICV/UFPI), além de ter contado com a colaboração do Prof. Dr. João Marcelo de Castro e Sousa, pesquisador do Núcleo de Tecnologia Farmacêutica-NTF da UFPI.

Como a pesquisa foi feita

Eles incorporaram o composto natural α-terpineol em nanopartículas poliméricas e realizaram a caracterização físico-química, avaliando o potencial anticancerígeno do novo bioproduto sobre células de melanoma, por meio de testes farmacológicos e toxicológicos. Além disso, foi realizado testes sobre células normais de macrófagos de camundongos, com a finalidade de avaliar o perfil toxicológico das nanopartículas que continham o composto.

De acordo com os resultados, foi comprovado que o novo bioproduto foi capaz de induzir a morte das células de melanoma, sem interferir na integridade das células normais avaliadas. “O processo de síntese de nanopartículas e o encapsulamento de α-terpineol demonstrou-se um método viável para o desenvolvimento de uma nova droga anticancerígena, mais efetiva e com menores efeitos adversos para o tratamento do melanoma, em um futuro próximo”, explicou o professor Dr. Juan Gonçalves.

Apresentações em eventos Científicos

Parte da pesquisa foi apresentada durante o evento “84th Annual Meeting of the German Society for Experimental and Clinical Pharmacology and Toxicology”, realizado entre os dias 26 de fevereiro e 01 de março de 2018, na cidade de Göttingen, Alemanha, pela aluna Brena Cunha Fontele.

Além disso, os trabalhos apresentados no evento foram publicados na renomada revista “Naunyn-Schmiedeberg's Archives of Pharmacology”.

Patenteamento

O desenvolvimento das nanopartículas contendo α-terpineol encontra-se em processo de patenteamento junto ao Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFPI (NINTEC), o qual foi solicitado recentemente pelos professores Anderson Mendes e Juan Gonçalves.

Financiamento

O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do EDITAL 002/2016–PPSUS, o qual tem como objetivo realizar o planejamento, a síntese e a avaliação pré-clínica de bioprodutos nanoestruturados para o tratamento e prevenção do câncer de pele, sob a coordenação do Prof. Dr. Juan Gonçalves.

Comentários
Saúde
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 17h05
34°
Nuvens esparsas Máxima: 34° - Mínima: 25°
36°

Sensação

6 km/h

Vento

41%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 24-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp