Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 27/04/2021 ás 08h50 - atualizada em 27/04/2021 ás 09h10

Por unanimidade, Anvisa nega pedido de importação e uso da vacina Sputnik

O primeiro a votar foi o relator Alex Machado Campos que apontou a "falta de documentação" e os possíveis riscos do imunizante à saúde.
Por unanimidade, Anvisa nega pedido de importação e uso da vacina Sputnik
Foto: Shutterstock

Por unanimidade, os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitaram a importação e o uso da vacina russa Sputinik V pelo Brasil. O primeiro a votar foi o relator Alex Machado Campos que apontou a "falta de documentação" e os possíveis riscos do imunizante à saúde. Ele foi seguido pelos colegas.

Antônio Barra Torres, presidente da Anvisa, afirmou que a atribuição da agência é "proteger e promover a saúde da população" e que a agência "não pode agir ao arrepio de sua missão".

Ao defender a rejeição do pedido de importação do imunizante, Barra Torres disse que a Anvisa "nunca teve apego às questões burocráticas ou desrespeito para com a vida humana" e enfatizou, que, "sem a inspeção que avalia as boas práticas de fabricação dos insumos vacinais, é impossível atestar as reais condições de fabricação do produto".

O colegiado se reuniu nesta segunda-feira (26) de forma extraordinária para cumprir a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que concedeu um prazo de 30 dias para que a agência reguladora decidisse sobre o uso do imunizante. A Anvisa chegou a recorrer do prazo, que venceria nesta semana, mas o ministro indeferiu o pedido na segunda.

O pedido de uso emergencial da Sputnik V foi protocolado pela União Química, responsável pela vacina no Brasil, no dia 25 de março.

Comentários
Saúde
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 15h33
31°
Nuvens esparsas Máxima: 32° - Mínima: 22°
34°

Sensação

11 km/h

Vento

59%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp