Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 03/05/2021 ás 10h13
Fonte: com informações da Sesapi

Piauí receberá mais de 96 mil vacinas e ampliará público

As pessoas com síndrome de down e com deficiências permanentes também estão inclusas nesse novo cronograma.

O governador Wellington Dias (PT) confirmou em postagem em rede social que o Piauí deve receber 5.850 doses da vacina Pfizer/BioNTech e 91.000 da vacina AstraZeneca/Oxford, do Ministério da Saúde ainda nesta segunda-feira (03). 

As novas doses darão início a vacinação de um novo grupo no estado. Serão imunizadas pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), além de continuar a vacinação dos idosos de 60 a 64 anos. As pessoas com síndrome de down e com deficiências permanentes também estão inclusas nesse novo cronograma.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Wellington Dias (@wellingtondiasoficial)

Nas redes sociais, o governador afirmou que essas doses vão garantir "a continuidade da vacinação aos piauienses" e pediu atenção do público-alvo que fique atento aos calendários para não perder a primeira dose. "Aos que já tomaram a segunda (dose), ainda assim, é importante continuar com todos os cuidados" para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, reforça o governador.

Assim que as vacinas chegarem ao estado, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) vai encaminhar os lotes aos municípios. As prefeituras municipais são responsáveis pela aplicação do imunizante.

De acordo com a Sesapi, "os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, nesta primeira fase de vacinação de comorbidades, e que serão adotados pelo Piauí, determinam a vacinação proporcional, de acordo com as doses disponibilizadas dos seguintes grupos":

 

- Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade (18 a 59 anos);

- Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade (18 a 59 anos);

- Pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos;

- Pessoas com deficiências permanentes, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos.

 

"A orientação do Ministério da Saúde é seguir esta sequência de grupo. Estão inclusos também pacientes renais, em terapia de substituição (diálise), porém o Piauí já entregou as doses aos municípios para a vacinação deste grupo em uma outra etapa", destaca o superintendente da Sesapi, Hérlon Guimarães.

 

Reserva Técnica

O secretário Florentino Neto esclarece que a situação da reserva técnica das vacinas. "Como já fizemos a distribuição de 100% do grupo de pessoas de 60 a 64 anos, após aprovação da utilização de nossa reserva técnica em colegiado, esses imunizantes que chegarão nesta remessa nos ajudarão a reforçar este novo grupo que iniciará, de gestantes e pessoas com comorbidades. Com relação aos deficientes, já iniciamos a vacinação deste grupo há pouco mais de um mês".

 

Coronavac

No último sábado (30), o Piauí também recebeu 3.400 doses da vacina Sinovac/Butantan direcionada à vacinação das segundas doses de 3% do grupo de trabalhadores da Saúde (2.255 doses) que estavam inclusos na pauta 13B, também a segunda dose de 6% (405 doses) das forças de segurança e salvamento e armadas, inseridos na pauta 13B. Também vieram mais 0.20% (11 doses) para segunda dose do grupo de forças segurança, salvamento e armadas contemplados na pauta 14B.

As vacinas do Instituto Butantan serão destinadas ainda, para primeira dose de 7.4% do grupo de força de segurança e salvamento.

Comentários
Saúde
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 00h31
26°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 22°
27°

Sensação

7 km/h

Vento

70%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp