Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 22/07/2021 ás 19h27

Em menos de dois meses, segundo bebê indígena morre em Teresina

Segundo a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, a morte teve múltiplas causas.
Em menos de dois meses, segundo bebê indígena morre em Teresina
Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresina

Mais um bebê indígena, Cheito Ramirez Mendonza, da etnia Warao, morreu nesta quinta-feira (22), no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Ele estava há um mês internado. Segundo a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), a morte teve múltiplas causas e a criança estava desnutrida.

 

Esta é a segunda morte de uma criança Warao em menos de dois meses em Teresina. O primeiro caso aconteceu no dia 8 de junho quando um bebê de um mês morreu apresentando sintomas de infecção intestinal.

A Semcaspi, por meio de nota, informou que o menino faleceu com diversas causas identificadas: meningoencefalite herpética (inflamação das meninges); broncopneumonia (infecção pulmonar por vírus ou bactérias que afeta os brônquios pulmonares) e desnutrição.

 

Vulnerabilidade

Após o caso, o Ministério Público do Piauí instaurou um procedimento para apurar a situação de vulnerabilidade dos indígenas venezuelanos abrigados em Teresina. De acordo com denúncias encaminhadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai), as famílias não estão recebendo tratamento de saúde, alimentação e materiais de higiene de forma adequada.

A Funai informou ainda que mais duas crianças e dois idosos estavam com os mesmos sintomas por falta de alimentação adequada.

"A informação de que as famílias indígenas abrigadas na CSU Buenos Aires estão sem acesso a frango, peixe, sabonete, sabão em pó, água sanitária, escova de dente, creme dental, sendo que a quantidade de fraldas recebida também tem sido insuficiente. Algumas famílias têm comido apenas arroz ou macarrão", destacou.

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), responsável pela coordenação dos abrigos, que informou que as famílias recebem cestas básicas de alimentação, todas as terças-feiras, além de kit de limpeza e higiene.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SEMCASPI

“A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) comunica que Cheito Ramirez Mendonza, de um ano sete meses, faleceu na manhã desta quinta-feira, (22), após uma parada cardíaca.

Cheito Mendonza, que é filho de Saleni Mendonza e de Fidel Ramirez, estava internado há aproximadamente 30 dias, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). As causas do óbito foram identificadas, como: meningoencefalite herpética; broncopneumonia e desnutrição.

A Semcaspi reforça que a assistência social e encaminhamentos médicos foram prestados e devidamente orientados e lamenta pelo ocorrido. Além disto, está disponibilizando o auxílio funerário e o acompanhamento necessário à família.”

Comentários
Geral
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 14h13
32°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 22°
33°

Sensação

22 km/h

Vento

43%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp