Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 09/09/2021 ás 10h14
Fonte: Ascom

Piauí aposta na energia solar como alternativa para crise energética

A potência das usinas de energia fotovoltaica instaladas em território piauiense passou de 1.033,76 MWh em maio deste ano.
Piauí aposta na energia solar como alternativa para crise energética
Foto: Reprodução

O Brasil vive a segunda grande crise energética em 20 anos e a energia solar é considerada a melhor solução para evitar um colapso total na matriz energética. Segundo estudo da consultoria Bloomberg New Energy Finance, daqui a 20 anos cerca de 32% da energia nacional viria do sol, enquanto a hidrelétrica cairia para 30%. Visando contribuir para esta eficiência energética, o Governo do Piauí está implantando, através de uma Parceria Público Privada (PPP), oito miniusinas de energia solar fotovoltaica no estado.

O Piauí foi líder na capacidade de produção de energia solar em todo o Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a potência das usinas de energia fotovoltaica instaladas em território piauiense passou de 1.033,76 MWh em maio deste ano. Isso comprova a potencialidade do Piauí no aproveitamento de recursos naturais, tendo em vista que há ainda muitas usinas prestes a entrar em operação e outras a serem construídas, entre elas as oito miniusinas fotovoltaicas da PPP de Energia Limpa contratada pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc).

Esses equipamentos vão trabalhar na utilização da luz do sol para a produzir eletricidade em alta tensão para distribuição e abastecimento de oito órgãos do Governo do Estado. Por possuir uma fonte de energia renovável, a produção das miniusinas ocorre sem queima de combustíveis fósseis – aqueles responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e agravamento do nível de poluição. Estima-se que, em 25 anos, a utilização da energia solar impedirá que mais de 100 toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera.

Outro ponto que coloca as usinas de energia solar como melhor opção é a facilidade e rapidez na sua construção, e a necessidade de manutenção é mínima em comparação com outros tipos como as hidrelétricas. Um dos pontos inovadores das miniusinas no Piauí é que elas utilizarão a tecnologia de tracker. Esse equipamento corrige o ângulo dos painéis diversas vezes durante o dia para acompanhar o movimento do sol, fazendo com que a produção de energia seja maximizada. Com isso, a produção de energia é cerca de 30% maior.

Altos, Campo Maior e Coivaras são algumas das cidades que vão sediar as instalações. A PPP de Energia Limpa vai gerar um total de 5,2 milhões quilowatts por mês. Para efeitos de comparação, o consumo mensal de energia para manter corredores, fontes, banheiros e espaços comuns do maior shopping do Brasil é de cerca de 1 milhão de quilowatts.

Três empresas são responsáveis pela construção, operação, manutenção e gestão das miniusinas: Brenge Par, GM Energia e Energia Sustentável do Piauí. A Brenge Par é uma empresa que já desenvolveu mais de 7GW de empreendimentos de geração no Brasil e trabalha em parceria com investidores como o GNPW Group, que já conquistou cerca de 43% dos projetos vencedores dos Leilões de Energia Nova por disponibilidade realizados nos períodos de 2005 a 2016. Já a GM conta com quadro técnico especializado com mais de 40 anos de experiência em obras e operação de usinas hidrelétricas, eólicas, térmicas e solares.

Comentários
Geral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
  • newland
Teresina - PI
Atualizado às 08h10
27°
Muitas nuvens Máxima: 38° - Mínima: 22°
29°

Sensação

4 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp