Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Guia Educacional
Postada em 29/09/2021 ás 14h04 - atualizada em 29/09/2021 ás 14h08

Como será o Novo Ensino Médio?

O Guia Educacional vai te ajudar a descobrir!
Como será o Novo Ensino Médio?
Foto: Reprodução

Você já ouviu falar sobre o Novo Ensino Médio? Trata-se de uma mudança na educação brasileira dos últimos vinte anos. Mas, você sabe de fato, significa? 

O Guia Educacional vai te ajudar a descobrir! 

 

Quando vai acontecer a mudança no Ensino Médio?

Mudanças como a do Novo Ensino Médio irão acontecer gradativamente. A estimativa é que todas as escolas programem a proposta até 2022. Até lá, será necessário desenvolver uma visão mais ampla do que se espera de uma boa escola, que é um trabalho com desenvolvimento de projetos, e entender a importância dela na construção da identidade de dos jovens e de suas escolhas.

Sabemos que é necessário preparar o jovem para profissões que ainda não existem e para usar tecnologias que não foram inventadas. Assim, desenvolver nele habilidades como criatividade e comunicação, para que seja capaz de lidar com desafios, e autoconhecimento, para que tome decisões assertivas, é essencial e o grande papel da escola.

 

Como será o Novo Ensino Médio?

O currículo do Novo Ensino Médio será composto por partes que se complementam: a Formação Geral Básica, que abrange as competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e os Itinerários Formativos, que é onde a maior mudança acontece.

 

Fica assim:

Formação Geral Básica

É a parte do Novo Ensino Médio comum a todos os jovens de escolas públicas e privadas.  São aprendizados obrigatórios, referenciados pela BNCC, que desenvolvem competências e habilidades e estão organizados em quatro áreas do conhecimento: Linguagem e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Sociais e Aplicadas.

– 60% do currículo, no máximo.

– Todos os jovens do Ensino Médio terão obrigatoriamente essa formação.

– Conhecimento que será cobrado no Enem.

 

Itinerários Formativos

São caminhos personalizados que aprofundam conhecimentos da Formação Geral Básica e oferecem maior conexão com os interesses e o cotidiano dos jovens. Os itinerários podem ser de três tipos: por área, integrado (com a reunião de duas ou mais áreas) e de formação técnica e profissional.

Cada escola ou sistema de ensino formatará os Itinerários Formativos do seu jeito. As instituições podem considerar atividades extracurriculares que já desenvolvem (aula de teatro e oficina de robótica, por exemplo) como unidades curriculares de seus itinerários formativos.

– 40% do currículo, no mínimo.

– É a parte flexível do currículo e cada escola ou sistema de ensino formatará do seu jeito.

– O estudante escolherá um ou mais itinerários, de acordo com seus interesses e com o que a escola disponibiliza.

Comentários
Artigos
Sobre
Guia Educacional
O blog Guia Educacional está ligado aos temas relacionados a educação e política educacional.
  • newland
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 02h01
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 34° - Mínima: 23°
25°

Sensação

7 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp