Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 05/10/2021 ás 10h08
Fonte: Com informações da Cidade Verde

Teresina registra primeiro caso confirmado de raiva canina depois de 27 anos

O resultado do exame deu positivo e não há necessidade de um novo teste ser reagente.
Teresina registra primeiro caso confirmado de raiva canina depois de 27 anos
Foto: Divulgação

A diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, confirmou nesta segunda-feira (4) que Teresina tem o primeiro caso confirmado de raiva canina, após 27 anos sem registro da doença. O resultado do exame deu positivo e não há necessidade de um novo teste ser reagente para que o caso de raiva canina seja considerado confirmado. 

Já foi iniciado um “protocolo de bloqueio” na região do bairro Aroeiras, na zona Leste de Teresina, onde uma cadela morreu após contrair a doença. O protocolo deve ser seguido à risca para evitar sanções até mesmo internacionais. “O protocolo sanitário internacional é obrigatório para que o Brasil receba recursos, financiamentos e turistas”, alerta a diretora.

Equipes de agentes de endemias irão fazer, por 10 dias, vacinação antirrábica de emergência de todos os cães e gatos que vivem apenas na área de cinco quilômetros do local onde a cadela vivia.

O monitoramento da área irá durar 60 dias e conta ainda com uma busca ativa e investigação de pessoas e animais que possam também ter sido agredidos, mobilizações comunitárias de educação em saúde, esclarecendo sobre o perigo da raiva e formas de prevenção, além do monitoramento laboratorial do tipo de vírus que foi encontrado. 

Mais de 2 mil animais já foram vacinados na campanha emergencial. Segundo ele, a mulher que foi mordida pelo cadela infectada também está sendo monitorada. 

Comentários
Saúde
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 20h25
31°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 25°
35°

Sensação

14.3 km/h

Vento

63%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp