Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 17/01/2022 ás 14h36
Fonte: Correio Braziliense

Especialistas: pedaços do meteoro que caiu em MG podem ser encontrados

O forte clarão de luz deixado pela passagem do fragmento de rocha espacial foi registrado em várias cidades do Brasil.
Especialistas: pedaços do meteoro que caiu em MG podem ser encontrados
foto: Ivan Soares / Bramon

O meteoro que caiu em Minas Gerais e que pôde ser visto em várias cidades, incluindo no Distrito Federal, foi analisado pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) e de acordo com a instituição há um "um forte indício que a rocha pode ter gerado meteoritos, que são os fragmentos de rocha espacial que resiste à passagem atmosférica e atingem o solo".

 

Segundo os pesquisadores, é possível que pedaços da rocha espacial que atravessaram a atmosfera da Terra sejam encontrados entre as cidades de Perdizes, em São Paulo, e Araxá, em Minas Gerais. No entanto, os cálculos que determinam o tamanho do objeto ainda estão sendo feitos pela Bramon. Os estudiosos chegaram à conclusão após analisarem a trajetória do bólido, ou seja, um meteoro muito luminoso, que foi visto no céu às 20:53 (horário de Brasília) dessa sexta (14).

"Após a análise dos vídeos, a BRAMON concluiu que a rocha espacial atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 38,6°, em relação ao solo, e começou a brilhar a 86,6 km de altitude sobre a zona rural de Uberlândia. Seguiu a 43,7 mil km/h, percorrendo 109,3 km em 9,0 segundos, e desapareceu a 18,3 km de altitude, entre os municípios de Perdizes e Araxá, MG. Alguns relatos vindos dessa região do Triângulo Mineiro, são de pessoas que informaram ter ouvido barulho de explosão e sentido paredes e janelas tremendo", explicou a Rede Brasileira em nota que pede ainda que aqueles que tem registros ou que observaram a passagem do meteoro, que mandem seus relatos através do formulário bramon.imo.net.

Comentários
Ciência e Tecnologia
  • O Boticario - Banner lateral
  • newland
Teresina - PI
Atualizado às 14h32
31°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 22°
34°

Sensação

13 km/h

Vento

55%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp