Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Gabi Moes
Postada em 24/04/2022 ás 18h03

SAQUE EXTRAORDINÁRIO DO FGTS: COMO USAR?

Vai receber esse dinheiro extra? Saiba como usar
SAQUE EXTRAORDINÁRIO DO FGTS: COMO USAR?

 

SAQUE EXTRAORDINÁRIO DO FGTS: COMO USAR?

 

A Caixa Econômica Federal começou a liberar nesta quarta-feira (20) o saque extraordinário do FGTS. A medida faz parte de um pacote econômico do Governo Federal para a liberação de crédito aos brasileiros e tem direito à sacar os valores qualquer trabalhador que tiver saldo na conta do Fundo de Garantia, do emprego atual ou de antigos, limitado a R$1.000,00.

Para saber se há dinheiro para sacar basta ir no site do FGTS ou baixar o app do FGTS no Google Play ou App Store.

O FGTS será depositado em uma conta poupança digital da Caixa aberta em nome do beneficiário e poderá ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

 Segundo o calendário disponibilizado no gov.br os depósitos seguirão a seguinte ordem:

 

 

E O QUE FAZER COM O DINHEIRO?

Com um valor inesperado entrando fica até difícil saber o que fazer primeiro, mas é importante usá-lo com sabedoria!

Caso tenha dívidas, usar o dinheiro para quitar ou renegociar de forma que fique dentro do orçamento deve ser a prioridade.

E caso tenha mais de uma dívida, elenque todas em escala de prioridade. Comece listando o valor atual de cada dívida, quanto é cobrado de juros e de quando elas são. O ideal é priorizar aquelas com as maiores taxas – como as do cartão de crédito e do cheque especial, por exemplo – e as que venceram há muito tempo e cujo valor total é maior. Outra coisa a ser levada em consideração são as consequências caso não haja pagamento, como a conta de energia – que levará o corte a sua residência.

Para quem não tem dívidas, ou consegue não gastar todo o FGTS com elas, vale a pena guardar a quantia para começar (ou aumentar) em uma reserva emergencial – aquele dinheiro separado para um imprevisto, como desemprego, emergência de saúde etc.

Lembre-se que deixar um valor parado – em conta corrente, por exemplo – nunca é uma boa ideia, já que nela o dinheiro não rende. Vale mais a pena colocá-lo em contas que oferecem ganhos maiores. Mas é importante ficar atento: o dinheiro de uma reserva de emergência precisa estar facilmente disponível. Portanto, dê preferência para contas com liquidez diária ou imediata – aquelas em que você pode usar o dinheiro quando quiser, sem perder os rendimentos.

 

 

Até a próxima!

Gabi Moes

 

Comentários
Artigos
Sobre
Gabi Moes
Contadora com MBA em finanças e gestão de finanças. Amo descomplicar finanças, empreendedorismo e sustentabilidade.
  • O Boticario - Banner lateral
  • newland
Teresina - PI
Atualizado às 00h30
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 33° - Mínima: 23°
25°

Sensação

10.7 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp