No último sábado (22) aproximadamente de 137 filhotes de tartaruga pente nasceram na praia do Coqueiro, em Luís Correia, no litoral do Piauí. Apesar de ser comum na costa piauiense, a espécie está ameaçada de extinção.
A bióloga marinha Werlanne Magalhães, que trabalha na região informou que diversos fatores contribuem para que a espécie, cujo nome científico é Eretmochelys imbricata, esteja ameaçada, como a ocupação desordenada da orla, a pesca predatória, o descarte de equipamentos de pesca no mar, e a iluminação inadequada, que provoca alteração dos locais de desova e atrai os filhotes para o continente.
Atualmente há iniciativas para a proteção das tartarugas, como o Instituto Tartarugas do Delta, que realiza o trabalho de manejo e conservação das tartarugas marinhas naquela região, com apoio da Eólica Pedra do Sal, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), Sesc Piauí e a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba.
Além dos filhotes que já foram liberados para o mar, há mais de 120 ninhos com ovos que podem eclodir nos próximos 60 dias.
"Mais de 4.200 filhotes foram liberados nas praias piauienses essa temporada de 2023, em média são mais de 15 mil filhotes por ano" comentou Werlanne.
Mín. 22° Máx. 38°