No dia mundial da reciclagem, comemorado nesta quarta-feira (17), conheça as ecojoias produzidas a partir do caroço da manga. As peças farão parte de oficina apresentada na 1º edição do “Show pela Natureza”, ação realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) em parceria com a Associação Maria do Amparo (Aacema). O evento vai acontecer no dia 27 de maio, no Parque da Cidadania, em Teresina, das 8h às 18h, com entrada gratuita.
A presidente da Aacema, Neuda Farias, contou que o evento é importante para os diferentes tipos de público esperados no dia, já que serão ministradas oficinas com diferentes tipos de conteúdo.
“Nós vamos trazer diversas oficinas que mostram como melhorar a nossa relação com o meio ambiente, as crianças vão poder ver de perto a produção de objetos feitos com o lixo, que são os recicláveis. Os adultos vão poder trocar lâmpadas velhas por LED, o que ajuda na economia, através de uma parceria com a Equatorial. Então será um dia produtivo para todos os públicos” ressaltou.
O artesão José Antônio Ferreira utiliza vários métodos para produção de joias sustentáveis. Dentre as técnicas trabalhadas, ele destacou o uso de caroço de manga, já trabalhada por ele a mais de 10 anos.
José explicou ainda como funciona o processo para transformar sementes da fruta em bijuterias como colares e brincos. Segundo ele, o método de trabalho é recente.
“A reciclagem da manga é um processo demorado, porque você tem que lixar, lavar, tirar um pouco da polpa que fica modelar, fazer o desenho que a gente quer fazer, envernizar também e só depois a gente faz peça” disse.
Além da oficina com ecojoias, a programação do evento conta ainda com: Compostagem doméstica com baldes reutilizáveis, produção de sabão do reaproveitamento de óleo, reaproveitamento de pneus; feira de artesanato; teatro musical infantil; palestras e empresas expositivas; doação de mudas de plantas e show das bandas Top Gun e Validuaté.
Mín. 22° Máx. 34°