Neste sábado (27) vai acontecer a Mostra Circense no Parque da Cidadania, Centro de Teresina. A programação terá início às 18h com um cortejo circense, e será seguida de duas sessões de espetáculo, a primeira as 18h20 e a segunda as 19h30, todas com entrada gratuita.
O projeto de autoria do vereador Paulo Lopes, através de emenda parlamentar, será executado pela Associação Maria do Amparo (Aacema) em parceria com a Fundação Monsenhor Chaves (FMC). Segundo o vereador, o evento é importante para ajudar a valorizar os artistas circenses locais.
“Nós vamos ter um grande evento cultural na nossa cidade que é a Mostra Circense. Ele tem o apoio do nosso mandato, através do nosso contato por emenda parlamentar. E nós ficamos felizes de poder valorizar os artistas circenses da nossa cidade. E a comunidade de um modo geral vai participar, e isso é uma forma de levar cultura e lazer para nossa população” completou.
Uma das atrações da Mostra será o Circo Equilibrista, que surgiu na década de 90, e atua em prol dos circos e circenses, reunindo vários grupos, organizando mostras em Teresina, a fim de celebrar o circo no Piauí. O diretor geral do circo e acrobata Luís Carlos Vale relatou a expectativa para o espetáculo deste sábado e a importância do circo na cultura local.
”Um evento como esse, que une tantos grupos de circo em um só lugar, em uma praça central da cidade, que normalmente o circo nunca teria a oportunidade de ta apresentando, isso da uma visibilidade enorme para valorização dessa arte, que é uma arte milenar, que vem sendo reconhecida pelo País, pelos Órgãos, como uma patrimônio da cultura nacional. O fazer artístico circense faz parte do fazer artístico nacional e precisa ser preservado” relatou.
Durante a Pandemia, o circo parou totalmente, e aos poucos foi retornando com os eventos presenciais. Segundo Luís Vale, a ação circense dentro de um evento como o Show pela Natureza, é muito importante para os artistas que vivem disso, pois é um momento de união em pról da arte "O encontro com as famílias circenses é sempre um grande prazer, e fazendo arte, apresentando os números, o prazer é dobrado”, concluiu.
Serão sete grupos circenses a se apresentar durante o espetáculo, sendo eles os circos: Circo Equilibrista, Trupe Sardinha, Circorisco, Circo Truque, Circo Champagne, Circo Aciolly e Circo Vidal).
Mín. 22° Máx. 34°