Em visita ao Piauí, o ator e humorista Fábio Porchat exaltou o Parque Nacional da Serra da Capivara, e conheceu Niéde Guidon, arqueóloga que ajudou a criar o parque. O encontro foi registrado nessa quarta-feira (24) nas redes sociais do humorista, que ficou impressionado com o trabalho desenvolvido pela arqueóloga na região, e afirmou que ela deveria ser mais reconhecida pelos brasileiros.
“Essa mulher tinha que está entre os grandes brasileiros da humanidade, porque ela é muito a frente do tempo. É inacreditável o que essa mulher fez pelo país, a gente tinha que ter uma estátua em tudo que é canto, é maravilhoso o que tem acontecido aqui. Ela ficou 50 anos à frente disso e hoje eu tive a oportunidade de conversar com ela”, declarou.
Niède Guidon é uma arqueóloga franco-brasileira, especializada em pré-história. Seus estudos no interior do Piauí a partir da década de 1970 contribuíram para a criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, território com o maior número de sítios arqueológicos das Américas.
“Ela dedicou a vida dela a esse lugar e ela transformou essa Serra da Capivara, em um Parque Nacional, porque ela entendeu e percebeu a importância desses registros, e não só isso, ela foi atrás, ela buscou recursos, recursos fora do Brasil, evidente. A França investiu, depois disso o governo Fernando Henrique também veio e reconheceu a importância disso tudo” afirmou o humorista.
O humorista está no Piauí desde o início da semana, e já conheceu o Parque Nacional, os Museus da Natureza e do Homem Americano, além dos trabalhos de ONGs e pesquisadores na região, e deixou um convite para seus seguidores.
“Venham, pesquisem, tem lugar, tem comida boa, tem infraestrutura, tem guias. É o terceiro parque mais preparado , tem acesso a cadeirante, tem 17 dos sítios ai que da para ir com cadeirante, é incrível” finalizou.
O Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina, comemora em 2023, 50 anos da descoberta do primeiro sítio arqueológico da região. O parque é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1991, e possui mais de 14 mil sítios arqueológicos espalhados por toda a região.
Mín. 22° Máx. 33°