Salut! Como vocês estão? Como já sabem, eu adoro quando nossa arte brasileira é reconhecida mundo afora, por isso, hoje quero mostrar a vocês alguns importantes nomes nacionais que têm se destacado internacinalmente, enchendo nosso país de orgulho!
Ano passado, tivemos o primeiro curador latino-americano da Bienal de Veneza, o brasileiro Adriano Pedrosa. Isso coloca o Brasil novamente em destaque e mostra que temos muito a mostar ao mundo nessa área. A artista Beatriz Milhazes, que foi artista convidada dessa ediçao da Bienal, que o diga. Um dos grandes nomes da arte contemporânea mundial, ela acaba de estrear mais uma exposição lá fora: Rigor & Beauty, no museu Guggenheim New York.
Outro brasileiro que tem conquistado espaço internacionalmente é o cearense Juca Máximo. Com sua arte expressiva, que mistura pintura, escultura e design, ele tem levado a força da cultura brasileira para exposições em diversos países, sendo eleito Artista do Ano 2021/2022 pelo Prestige Award em Londres.
Adriana Varejão é mais um nome de peso que trago hoje, que inclusive já foi tema aqui no blog. Sua obra dialoga com temas como história, memória e identidade cultural, explorando questões complexas do colonialismo e das raízes brasileiras. Suas exposições já passaram por importantes museus ao redor do mundo, como o Tate Modern, em Londres, e o MoMA, em Nova York.
Esses artistas mostram que a arte do nosso país vai muito além das nossas fronteiras, conquistando espaço e reconhecimento no cenário global. Minha dica para vocês hoje é visitarem a página de cada artista que citei na internet e conhecerem mais profundamente seus incríveis trabalhos. Viva a arte brasileira!
Mín. 22° Máx. 35°