O “Projeto 60+” tem transformado a vida de idosos na cidade de Teresina (PI). O projeto é realizado pela Associação Maria do Amparo (AAMA) em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), da Secretaria Estadual de Assistência Social (SASC) e outros parceiros privados que ajudam a levar saúde e bem estar a mais de 400 idosos na capital.
O projeto é desenvolvido em cinco núcleos e oferece atendimento gratuito à população idosa. “O 60 + nasceu em função da população idosa e temos agora um grande alcance social aos idosos através de cinco núcleos, nos bairros: Mocambinho, São Pedro, Parque Piauí, Morada do Sol e Santa Maria da Codipi; onde essa população idosa esta participando deste projeto e já apresentam um resultado fantástico. Em cada projeto eles realizam atividades físicas, recreação, socialização, assim como recebem acompanhamento multiprofissional de Saúde”, explica a Superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da SASC, Gilvana Gayoso.
A superintendência ressalta ainda que os mais de 400 idosos atendidos nos cinco núcleos do projeto tem acompanhamento de profissionais de saúde. “Eles cuidam tanto do aspecto físico com a realização de atividades físicas duas vezes por semana, conta com auxílio nutricional repassado pela nutricionista do projeto, eles tem ainda mensalmente encontros com consultas médicas e realização de exames para confirmar as bem feitorias do projeto na vida de cada um”, ressalta Gilvana Gayoso.
Nessa última terça-feira (31/07/) foi realizada no Núcleo do Projeto no bairro Mocambinho o encontro mensal para realização de consultas e retorno de exames médicos. A Superintendente de Atenção Primária a Saúde da Sesapi, Leila Santos, esteve presente representando a Secretaria de Saúde e conhecendo o projeto.
“Esse projeto reforça uma das prioridades do governador Rafael Fonteles que é justamente o fortalecimento das políticas públicas voltadas para terceira idade. Teresina está sendo pioneira neste projeto e temos a intenção de estender esta ação, futuramente, para outras regiões do Estado, porque temos aqui brilhantes resultados”, garantiu Leila Santos.
No Núcleo do Projeto 60+ do bairro Mocambinho os idosos que participam do projeto já apresentam grande resultados na melhoria de vida. “Hoje a pessoas acreditam que podem envelhecer de forma saudável, isso graças ao Projeto 60+ que tem realizado a prevenção e a promoção de saúde da pessoa idosa. Hoje eles estão não só bem de saúde, mais também emocionalmente cada vez mais felizes”, reforça a coordenadora do Núcleo, Eliziane Lustosa.
Uma das idosas atendidas pelo projeto, a senhora Creusa Cardoso, de 77 anos, expressa sua alegria e gratidão em poder participar das ações do projeto. "Já estou acompanhando o projeto que vem me ajudando bastante, me beneficiando com exames, com a nutricionista, consultas e atividades recreativas. Já consegui perder três quilos e melhorei as dores do joelho", conta.
O projeto 60+ atende de forma gratuita idosos em cinco núcleos na capital. Quer saber mais sobre o projeto consulte nossas redes sociais.
Mín. 22° Máx. 38°