O corpo do Policial Civil do Piauí, Marcelo Soares da Costa, de 42 anos, deve chegar na tarde desta terça-feira (3) a cidade de Teresina (PI). O policial acabou baleado e morto durante uma operação da Polícia Civil do Piauí na cidade de Santa Luzia de Paruá, no Maranhão, onde cumpriram mandato de prisão contra Bruno Manoel Arcanjo que reagiu e baleou o policial.
Segundo informações da Polícia Civil do Piauí, policiais do Piauí chegaram ainda na noite de ontem (1º) a cidade maranhense onde cumpriram nas primeiras horas da manhã de hoje (2) um mandato contra o empresário do ramo de hortifrutigranjeiros Bruno Manoel Arcanjo, suspeito de integrar uma quadrilha de estelionatários que aplicava golpes no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Piauí.
Ainda de acordo com a Policia do Piauí, eles estavam acompanhados de um policia civil do Maranhão e ao chegarem na casa do empresário anunciaram que eram da Polícia. O local foi cercado, tendo o policial Marcelo e outro colega ido para os fundos da residência para evitar uma fuga. Lá eles quebraram um primeiro cadeado e ao tentar quebrar o segundo ele acabou sendo atingido por um disparo. Ainda segundo a Polícia, ele teria tido dificuldades para quebrar o segundo cadeado, foi quando teria colocado o braço para o lado de dentro e cabou sendo atingido na axila, justamente, onde não havia proteção do colete.
Ele foi socorrido pelos colegas e levados ao hospital, mas não resistiu e acebou falecendo. A polícia informou que após o ocorrido, o Bruno colocou a esposa e o próprio filho como escudos, mas acabou sendo preso e autuado em flagrante pelo homicídio contra o policial piauienses e pelo mandado que havia contra ele.
O corpo do Policial Civil deve chegar por volta das 15h no IML da cidade de Timon (MA), onde passará por perícia, em seguida será liberado para os familiares realizarem o velório e sepultamento.
A OPERAÇÃO
Além de Bruno, a Operação denominada Turismo Criminoso também prendeu em Teresina o homem identificad como Pedro Gabriel Carvalho e outras duas pessoas, sendo uma no aeroporto de Teresina e outra no estado do Pernambuco. Essas duas últimas não tiveram os nomes divulgados. O grupo é investigado por golpes no Piauí, Bahia, Goías e no distrito Federal.
A investigação apontou que os golpes aconteciam de duas formas, em uma delas aquadrilha tinha acesso a veículos que ainda nem haviam chegado as concessionárias e emplacavam antes mesmo que o comprador final tivesse acesso ao seu veículo. A outra forma é que a quadrilha emplacava veículos com nome de laranjas e um outro membro da quadrilha ia as instituições bancárias para financiar 50% do valor do veículo, assim que o dinheiro caía na conta, eles distribuíam entre eles.
A Polícia ainda não deu maiores detalhes sobre a operação.
NOTA DE PESAR DA POLÍCIA CIVIL DO PIAUÍ
A Polícia Civil vem manifestar profundo pesar pelo falecimento do Agente de Polícia Civil Marcelo Soares da Costa, 42 anos, durante cumprimento de mandado de prisão no Estado do Maranhão. Marcelo foi assassinado durante a ação policial, tendo recebido um disparo de arma de fogo no tórax.
Durante sua atuação policial mostrou talento, compromisso, e ingressou nas Operações Especiais, tendo sido em sua última lotação,membro do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, DRACO. Também atuou na formação policial na Academia de Polícia Civil, repassando seus conhecimentos.
A todos os policiais civis, em nome de toda a Instituição, o delegado-geral, Luccy Keiko Leal Paraíba deseja conforto aos amigos e familiares desse vocacionado policial civil, que tanto honrou o distintivo que o povo do Piauí lhe confiou.
Assessoria de Comunicação da Polícia Civil
Mín. 22° Máx. 40°