Aconteceu nesta sexta-feira (27) o DIA D do Projeto 60+ Saúde e Bem Estar que comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A ação aconteceu no Parque Potycabana, zona Leste de Teresina (PI), e reuniu o cinco núcleos do Projeto que atende a cerca de 500 idosos na capital. Além disso, o evento foi aberto ao público e contou com shows dos humorista Dirceu Andrade e da cantora Nayra Lima, oferta de serviços de saúde e lazer, distribuição de brindes e talks shows especiais, tudo de forma gratuita.
“Hoje estamos celebrando o Dia Internacional da Pessoa Idosa através dessa ação com esse projeto maravilhoso que é o 60+ Saúde e Bem Estar. Já é quase um ano de Projeto com atendimento gratuito a cerca de 500 idosos com grupos nos bairros Morada do Sol, Parque Piauí, São Pedro, Mocambinho e Santa Maria da Codipi, onde eles realizam semanalmente atividades físicas, esportivas, recreativas e uma vez por mês eles têm todo um atendimento com um equipe multriprofissional de saúde, com realização de exames e consulta médica. Através desse acompanhamentos temos visto que a saúde dos nossos idosos tem melhorado cada vez mais”, destacou a superintendente da Pessoa Idosa da Sasc, Gilvana Gayoso.
As Irmãs Noelia e Maria da Paz fazem parte do Projeto 60+ no Núcleo do Parque Piauí e foram juntas ao Dia D. “Eu estou adorando e já participei de todos os serviços. Comi, bebi e agora to esperando a Nayra Lima pra poder dançar. Disse pra coordenadora que até injeção na testa se tivesse eu queria hoje” ressaltou dona Noelia, de 74 anos.
A irmã de Noelia, Maria da Paz de 75 anos, ressaltou o quanto o Projeto 60+ foi importante para melhor sua Saúde física e emocional. “Hoje nosso projeto tem 60 idosos, mas todo dia quer entrar mais gente. Eu estava quase entrando em uma depressão, mas quando entrei no projeto tudo mudou. Hoje faço atividades físicas, tenho um convívio com minha irmã e amigas, tem sido uma alegria enorme participar do projeto. Até me mudei para mais próximo do Projeto, hoje não penso em sair”, revela Maria.
Além de serviços gratuitos e shows, O Dia D do Projeto 60+ também proporcionou aos visitantes palestras com talks shows especiais. Um desses foi o do professor e mediador de conflitos Allesânder Mendes, que realizou a palestra “A Vida Começa Aos 60”. Para o professor, a palestra foi uma grande experiência pra ele e uma realização profissional.
“Eu já realizei mais de 600 palestras, mas nenhuma foi tão especial quanto essa. Em todas as palestras que eu vou ministrar, normalmente, eu procuro saber quem são as pessoas que lá estão. Eu procuro saber a profissão, a base teórica que elas estudaram, quem elas são, e aqui o meu case foi a minha própria mãe. Então eu fui até a minha mãe para entender o que é uma pessoa idosa, dialoguei com ela. Apesar de que, hoje, o Alzheimer já não me permite que eu dialogue com ela sabendo quem eu sou, mas nós estamos juntos e eu tive uma experiência fantástica. Eu acho que tudo que eu já fiz em palestra é essa, sem sombra de dúvidas, foi a que mais me comoveu. Estou extremamente comovido com essa experiência muito boa. Nós estamos num lugar aberto, num lugar quente, mesmo assim as atenções estavam voltadas ao nosso redor, som pra lá, show, e eles todos ali atentos, nem sei como foi que a gente conseguiu essa atenção, mas valeu muito a pena. Eu acho que hoje, em vez de ser palestrante, eu fui o telespectador da vida dessas pessoas. Só tenho a agradecer a todas elas. Muito obrigado”, finalizou o professor Allesânder Mendes.
O Dia D do Projeto iniciou às 16h30 e seguiu até após as 21h sendo finalizado com um grande show da cantora Nayra Lima, que colocou todos para dançar.
Mín. 23° Máx. 42°