O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, recebeu na manhã desta sexta-feira (4/10), o General de Brigada do Exército, Sérgio Borges Medeiros da Silva, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Pernambuco. O militar lidera as tropas do Exército que darão reforço na segurança de 172 municípios do Piauí
"Hoje recebemos aqui no TRE o General Medeiros que vai comandar essa brigada nas eleições e o Exército vai somar com a Polícia Militar e com as demais forças de segurança a liberdade do exercício do voto, garantindo que a eleitora e o eleitor tenham toda a tranquilidade para escolher e votar em candidatas e candidatos da sua preferência", afirmou o Des. Sebastião Martins.
O Gen. Medeiros informou ao presidente do TRE-PI que sua equipe de militares está à disposição para cumprir as determinações da Justiça Eleitoral e conta com 10 Oficiais de ligação que farão a ponte entre as demandas recebidas das juízas e dos juízes eleitorais e a sede do comando que estará instalada, a partir deste sábado (5/10) no Gabinete de Polícia Judicial e Inteligência, na sede do TRE-PI.
"O Exército Brasileiro vem atender a convocação do TRE-PI. Já participamos do apoio às eleições e estamos aqui para assegurar a liberdade e a garantia da soberania popular. Tivemos palestras no 25º Batalhão de Caçadores e no 2º Batalhão de Engenharia e Construção com o Juiz Paulo Roberto que é presidente do Comitê de Segurança das Eleições 2024 do TRE-PI e recebemos dele um caderno especificando o que é crime eleitoral ou não. Estaremos cumprindo àquela norma à risca", disse o general.
O presidente do Comitê de Segurança das Eleições do TRE-PI, juiz Paulo Roberto de Araújo Barros, deu detalhes do funcionamento do Gabinete preparado no prédio sede da Justiça Eleitoral no Piauí para centralizar o recebimento, registro e tratamento das eventuais ocorrências relativas ao pleito.
Ao final da reunião houve uma entrevista coletiva e após as autoridades, os militares e a imprensa presentes se dirigiram ao Gabinete de Polícia Judicial e Inteligência onde foi montada a sede do Centro Integrado de Comando e Controle - Eleições 2024.
Presentes ao encontro, além dos nomes já citados, pelo TRE-PI: o Vice-Presidente e Corregedor, Desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas; a Juíza e os Juízes integrantes da Corte, Maria Luíza de Moura Mello e Freitas, José Maria de Araújo Costa e Fábio Leal da Silva Viana; a Juíza Auxiliar da Corregedoria, Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa, a Diretora Geral, Silvani Maia Resende Santana, e os Secretários de TI - Anderson Cavalcanti de Lima e de Administração, Orçamento e Finanças - José Alves Siqueira Filho.
Também esteve presente o Secretário de Segurança Pública do Piauí, Francisco Lucas Costa Veloso, o Comandante da Polícia Militar do Piauí, Coronel Scheiwann Scheleiden Lopes da Silva, o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Fabrício Loiola Santos, o Comandante do 25º Batalhão de Caçadores e da Guarnição Militar de Teresina, Coronel Sérgio Roberto Rosas Tarabossi, além de oficiais do Exército.
Mín. 21° Máx. 32°