Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 30/10/2018 ás 10h46
Fonte: Com informações da FMS

Campanha contra a Raiva começa no próximo sábado nas zonas Leste e Norte

As zonas Sul e Sudeste serão contempladas no sábado seguinte.
Campanha contra a Raiva começa no próximo sábado nas zonas Leste e Norte
Vacinação em cães e gatos será realizada nos próximos fins de semana. Foto: G1 PB

Começa no próximo sábado (03) a Campanha de Vacinação contra a Raiva em Teresina. Assim como foi feito no ano passado, os dias foram divididos por questões de logística. Nesta primeira etapa, que abrange as zonas Norte e Leste da capital, 133 postos de vacinação estarão disponíveis para a imunização de cães e gatos a partir dos três meses de idade. As zonas Sul e Sudeste serão contempladas no sábado seguinte (10). 

Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), pede que pessoas com capacidade de conter os animais levem os mesmos para a vacina. “Percebemos que muitas crianças levam os animais e elas não têm força para conter o animal na hora da vacina, além de idosos sem condição física para segurar um animal de médio e grande porte, por isso fazemos essa ressalva”, esclarece.

Os postos de vacinação começam a funcionar às 8h e ficam abertos até às 17h. Na Campanha de Vacinação Antirrábica de 2017 foi imunizado um total de 122.446 animais. “Explicando ainda que a vacina é importante, pois protege, além do animal, os seres humanos que convivem com eles”, finaliza Oriana.

Raiva

A raiva é um vírus, sendo uma zoonose, ou seja, é transmitida do animal para o homem. Tem uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100%. O homem é um hospedeiro acidental na cadeia infecciosa, como o são, até certo ponto, os animais domésticos (cão e gato), sendo o grande reservatório natural representado por animais silvestres.

Esse vírus é transmitido através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos, pois são animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Porém, além do cão e do gato, outros animais contaminados também podem transmitir, como os furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. O último caso de raiva canina foi em 2011, em um cão proveniente do interior do estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

Comentários
Saúde
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 02h39
27°
Alguma nebulosidade Máxima: 38° - Mínima: 24°
29°

Sensação

13 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp