O Serviço de Atendimento a Vítima de Violência Sexual (SAVVIS) começou a funcionar em março de 2024 no Hospital Ozéas Sampaio, bairro Matadouro, que passou a ser referência para atendimento às vítimas de violência sexual do sexo masculino em Teresina.
Desde março houve aumento da procura por atendimento, sendo os meses de maior número de atendimentos maio, julho e agosto. Até os dias de hoje o total de atendimentos foram 38 crianças e adolescentes do sexo masculino, vítimas de violência sexual com variação da faixa etária entre 5 meses e 17 anos.
“O serviço conta com os profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, que realizam o atendimento inicial, fazendo o acolhimento das vítimas até a chegada da equipe psicossocial do IML, contando com o auxílio de perito, assistente social e psicólogo”, fala Aranucha Brito, da Diretoria de Atenção Especializada da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Em se tratando de casos agudos, os pacientes são referenciados, via regulação, para o hospital de Urgência de Teresina (HUT). Desde a implantação até o presente momento a maioria dos casos recebidos são históricos de abusos crônicos, onde é realizado os exames laboratoriais, as devidas fichas de notificação compulsória, e se houver indicação as profilaxias pós exposição.
Mín. 22° Máx. 38°