Salut! Como vocês estão? Como sabem, estou sempre de olho nas exposições de arte que estão acontecendo aqui no Piauí e em São Paulo, onde costumo ir com frequência. Em uma das minhas pesquisas, me deparei com a exposição de um artista piauiense que está sendo bastante indicada lá em São Paulo e não pude deixar de trazer o assunto para cá!
Estou falando do parnaibano Francisco Galeno, que estreou a exposição "O Piauí é aqui — o Piauí não é aqui", na galeria Galatea, localizada na rua Oscar Freire. A mostra reúne 40 obras, transitando entre diversas técnicas, como a pintura sobre madeira e a escultura em madeira.
Entre as principais inspirações para as obras estão os cenário do Delta do Parnaíba e também de Brazlândia (DF), que são os dois lugares onde o artista viveu e onde tem ateliês hoje. Os trabalhos representam figuras arquitetônicas e cenas cotidianas que remetem à sua infância às margens do Rio Parnaíba. A curadoria é de Leno Veras.
Entre os mestres que serviram de inspiração para as incríveis obras de Galeno, que exploram bastante a geometria, estão Alfredo Volpi e Athos Bulcão. A mostra é uma verdadeira viagem pelo imaginário do artista e fica disponível até 25 de janeiro na Galatea.
Do Piauí para o mundo! Deixo como dica para vocês hoje pesquisarem um pouco mais sobre o trabalho de Francisco Galeno. Tem bastante conteúdo interessante sobre esse artista na internet e vale muito a pena conhecer. Nos vemos na semana que vem!
Mín. 22° Máx. 38°