Hello! How Are you? O ano novo já está batendo na porta e um dos assuntos mais quentes do momento no mundo da criatividade é a cor de 2025, definida pelo Pantone Color Institute. 17-1230 Mocha Mousse foi definido como "um tom marrom quente imbuído de uma riqueza inerente, que nutre evocando a qualidade deliciosa do cacau, chocolate e café, apelando para o nosso desejo por conforto".
Quem curte tons terrosos amou a escolha e agora é aguardar ver esse tom aparecer bastante no mundo da criação nos próximos meses, como na moda, no design de interiores, design gráfico, etc. Mas hoje resolvi trazer aqui algumas obras de arte que me remetem a esse tom. O que vocês acham?
As tonalidades de marrom me lembram de cara as obras de Caravaggio! É que o artista explorava intensamente a oposição entre luz e escuridão, utilizando como ninguém a técnica "claro-escuro" e dando esse tom misterioso e dramático às suas telas.
O espanhol Velázquez também foi um artista que utilizou bastante as nuances de marrom e outros tons quentes em suas obras, trazendo a sensação de luz sobre a tela.
Também lembrei dessa pintura de Picasso, que parece reunir os mais diversos tons que a Pantone apresentou para mostrar o universo "Mocha Mousse". O Aficionado faz parte da fase Cubismo Sintético do artista, em que ele atinge em seus trabalhos um nível maior de abstração.
Também encontrei esses tons na obra Figura, do grandioso artista Píndaro Castelo Branco, que vocês podem ver e adquirir no site da Montmartre! O artista usava bastante os tons terrosos e nessa obra ele destacou nuances mais quentes de marrom.
Não consegui me conter e tive que trazer uma das minhas obras aqui. Essa se chama Raios Terrosos e tem tudo a ver com a proposta da cor Mocha Mousse! Particularmente amo esses tons de marrom e trabalhar efeitos na tela que remetem a líquidos e outras texturas.
E vocês, o que acharam da cor do ano? Nos vemos no próximo post!
Mín. 21° Máx. 25°