Salut! Como vocês estão? Estamos no Mês da Mulher e, como já tem se tornado tradição por aqui, quero compartilhar com vocês algumas das artistas que admiro e que representam e inspiram mulheres brasileiras e de todo o mundo! Vamos conhecê-las?
A primeira delas é Tomie Ohtake, japonesa naturalizada brasileira que tem grandes contribuições na pintura, gravura e escultura. Se você frequenta SP, pode ter achado o nome dela familiar: o Instituto Tomie Ohtake é um edifício onde ocorrem diversas exposições e que leva o nome da artista, em sua homenagem.
A obra de Ohtake abrange pintura, gravura e escultura, marcada pelo uso de formas orgânicas, cores vibrantes e composições fluidas que a tornaram uma referência no movimento concretista. Criou diversas esculturas monumentais em espaços públicos, como as curvas do Monumento aos 80 Anos da Imigração Japonesa em São Paulo. Ela também teve um papel fundamental na educação e na difusão da arte, influenciando gerações de artistas brasileiros.
A segunda artista que quero mostrar para vocês é a escultora, gravurista e escritora brasileira Maria Martins. Tenho certeza que, ao pesquisar suas obras na internet, você irá se impressionar com o impacto dos trabalhos! A artista destacou-se por esculturas em bronze com formas orgânicas e contorcidas, explorando temas como desejo, erotismo e transformação.
Sua carreira fala por si só: no exterior, teve como parceiro de criações ninguém menos que Marcel Duchamp! Maria Martins foi uma mulher à frente do seu tempo, apresentando trabalhos totalmente inovadores e que até hoje são celebrados.
Fechando essa lista de mulheres incríveis não poderia faltar Djanira Motta e Silva. Ela foi uma pintora, ilustradora e gravurista brasileira, reconhecida por sua representação da cultura popular, do cotidiano e das paisagens do Brasil.
Com uma obra repleta de cores vibrantes, traços marcantes e uma abordagem figurativa que retratava festas, trabalhadores, cenas religiosas e tradições do país, ela valorizou a identidade nacional e as raízes populares. A artista deixou um legado importante na arte nacional, sendo uma das principais representantes da pintura popular no Brasil.
E aí, já conheciam essas artistas? Deixo aqui o convite para que vocês pesquisem sobre a vida e obra de cada uma e, assim como eu, se inspirem com essas mulheres tão importantes para a cultura do nosso país. Até nosso próximo post!
Mín. 22° Máx. 31°