Teresina amanheceu nesta segunda-feira (12) com uma paralisação no sistema de transporte público. Os trabalhadores do setor iniciaram uma greve por tempo indeterminado, o que resultou na paralisação de cerca de 90% da frota de ônibus da capital, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro).
De acordo com o sindicato, as tentativas de negociação com as empresas vêm ocorrendo desde o início do ano, mas não houve avanços nas propostas. Diante da falta de acordo, a categoria decidiu exercer o direito de greve.
Entre as principais reivindicações dos rodoviários estão o reajuste salarial e melhorias nos benefícios oferecidos, como vale-alimentação e plano de saúde.
O Sintetro foi notificado na última quinta-feira (8) pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que determinou a manutenção de pelo menos 80% da frota em circulação. Caso essa exigência não seja cumprida, o sindicato poderá ser multado em R$ 2 mil por dia.
Ainda na sexta-feira (9), a categoria realizou uma paralisação, que foi caracterizada como um ato momentâneo, sem início formal da greve.
Em resposta à paralisação, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) comunicou que está realizando o cadastro de veículos para auxiliar no transporte da população durante o movimento grevista.
Mín. 22° Máx. 35°