FMS promove Dia D de vacinação contra a gripe e HPV neste sábado (17) (Foto: Ascom FMS)
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), promove neste sábado (17), o dia D da vacinação contra a gripe. Neste dia, 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS), em todas as zonas da cidade, além do posto de vacinação do Teresina Shopping, estarão abertos para receber pessoas pertencentes ao público-alvo da campanha. Na oportunidade, estes postos estarão também imunizando pessoas de 9 a 19 anos que ainda não tenham tomado a vacina contra o HPV.
Neste dia, as 10 UBS estarão abertas das 8h às 17h. São elas: Porto Alegre, Promorar e São Pedro, na zona Sul; Cecy Fortes, Poti Velho e Parque Brasil, na zona Norte; Carlos Alberto e Todos os Santos, na zona Sudeste; Santa Isabel e Vila Bandeirantes, na zona Leste. Já o posto do Teresina Shopping, que fica no Edifício Garagem G3, vai funcionar das 10h às 20h.
No momento da vacinação, é preciso apresentar um documento de identificação, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina, além de um documento comprovando a condição para alguns grupos prioritários, como trabalhadores da saúde.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tem elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente, podendo ocasionar quadros leves a graves. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, há necessidade de hospitalização.
“A vacina contra a gripe é uma das principais medidas de saúde pública, pois reduz complicações, internações e mortalidade relacionadas à influenza. Além disso, a imunização contribui para evitar a sobrecarga do SUS, especialmente durante os períodos de maior circulação do vírus”, lembra Emanuelle Dias, coordenadora de Vacinação da FMS.
HPV
Simultaneamente à vacinação contra a gripe, a FMS está promovendo uma busca ativa de crianças e adolescentes entre 9 e 19 anos que ainda não tomaram a vacina contra o HPV. “Pedimos aos pais e jovens, nesta faixa etária, que verifiquem sua situação vacinal e, caso estejam com pendências nesta vacina, se dirijam a um dos postos abertos no sábado e regularizem seu esquema”, alerta Emanuelle Dias.
Historicamente, em Teresina, as campanhas têm registrado maior adesão entre mulheres, em função da prevenção do câncer de colo de útero, mas é fundamental que os homens também recebam a vacina. “O HPV não distingue gênero e está relacionado a vários tipos de cânceres que afetam homens, como os de pênis, ânus e orofaringe. Além disso, a vacinação masculina ajuda a reduzir a transmissão do vírus. Portanto, vacinar-se é um cuidado individual e coletivo”, explica a coordenadora.
Mín. 22° Máx. 35°