O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta terça-feira (1º), as 845 propostas de obras que irão à votação popular dentro do Orçamento Participativo Digital do Estado do Piauí (OPA) 2025/2026. A votação será realizada de 4 a 13 de julho e definirá quais obras serão executadas em 2026 com recursos de R$ 80 milhões, beneficiando Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.
As propostas foram apresentadas por associações de moradores e movimentos sociais dos cinco municípios piauienses selecionadas com base em critérios técnicos estabelecidos pela Secretaria do Planejamento (Seplan). Ao todo, 564 entidades participaram da edição, sugerindo 1.311 propostas. Destas, 845 foram consideradas aptas a ir para votação.
“A maior parte das propostas está concentrada nas áreas de mobilidade urbana e urbanização, esporte e lazer, cultura, segurança e justiça, e produtividade e agricultura, especialmente na zona rural. O momento agora é de escolher, com o voto, as obras que se tornarão realidade no ano que vem. As mais votadas serão executadas”, destacou o governador Rafael Fonteles.
O governador também chamou atenção para o prazo curto de votação. “São apenas dez dias de votação. Você não pode perder a oportunidade de escolher a obra que quer no seu bairro. É preciso votar e puxar votos. O voto é simples, rápido e gratuito. Esta é a hora de verificar se as propostas sugeridas pelas associações estão realmente sintonizadas com a população e as comunidades. É a população decidindo onde o dinheiro público deve ser investido. Será mais uma edição de sucesso”, disse o governador.
O que é o OPA
O Orçamento Participativo Digital do Piauí permite à população, participar diretamente da elaboração do orçamento anual do Estado. Por meio da plataforma digital, os cidadãos indicam como desejam que parte dos recursos públicos seja investida em seus municípios. O programa é executado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), com apoio da Secretaria de Relações Sociais (Seres).
Como votar
A votação poderá ser feita por diversos canais: aplicativo Colab, site do OPA, WhatsApp e vans itinerantes equipadas com tablets, smartphones e internet. Ao todo, serão 20 veículos circulando diariamente em dois turnos (manhã e tarde) nos cinco municípios, inclusive aos fins de semana: 7 em Teresina, 4 em Piripiri, 3 em Parnaíba, 3 em Picos e 3 em Floriano.
As entidades que apresentaram propostas podem solicitar a visita das vans para facilitar o acesso da comunidade à votação, mediante agendamento no portal do OPA. Cada entidade tem direito a um agendamento. Além disso, as associações estão recebendo kits de votação, com material de divulgação e equipamentos digitais nos pontos de apoio. A entrega dos kits começou nesta terça-feira (1º).
O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, reforçou o cuidado no processo de triagem das propostas. “Fomos muito criteriosos com relação à documentação jurídica e técnica. As 845 propostas já estão divulgadas nos sites da Seplan, da Secretaria das Relações Sociais (Seres) e do Governo do Estado. Agora é o momento de mobilização das comunidades”, disse Bonfim.
A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, também destacou o papel das lideranças locais. “Cada proposta tem um número e já está divulgado. As lideranças já estão em campo pedindo votos. É hora de fazer campanha, articular, engajar e garantir que as demandas da comunidade sejam atendidas”, finalizou Núbia.
Confira a relação completa de propostas para votação, onde realizar o agendamento de vans, o edital do OPA 2025/2026 e mais informações em: https://linkme.bio/seplanpi .
Mín. 26° Máx. 35°