A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), promove neste sábado, 29 de novembro, das 8h às 17h, a segunda fase da campanha de vacinação contra a raiva voltada para cães e gatos da área urbana. Ao todo, 114 postos estarão distribuídos pelas zonas Sul e Sudeste da capital. A relação completa dos locais pode ser consultada no site da FMS.
A raiva é uma enfermidade viral grave, causada por um vírus do gênero Lyssavirus, que afeta o sistema nervoso central e apresenta índice de letalidade próximo a 100% em animais e pessoas. A transmissão para o ser humano ocorre principalmente pelo contato da saliva de animais infectados com feridas abertas, através de mordidas, arranhões ou lambidas.
Segundo Joaquim Gomes, gerente da Gerência de Zoonoses da FMS, manter a vacinação em dia é essencial para quebrar o ciclo da doença. “A aplicação da vacina garante a proteção dos animais e, ao mesmo tempo, reduz os riscos para toda a comunidade”, destaca.
O médico-veterinário João Pereira reforça que a imunização é gratuita e indicada para cães e gatos a partir dos três meses de idade. Ele orienta os tutores a levarem seus animais com coleiras e, quando possível, em caixas de transporte. “Esses cuidados ajudam a manter a organização dos postos e evitam acidentes ou fugas durante o atendimento”, explica.
SAÚDE Programa Mais Acesso à Saúde aos Parnaibanos realiza nova edição em Parnaíba
SAÚDE Equipe de Oncologia do HMB participa de evento alusivo ao Outubro Rosa
SAÚDE Sarampo volta a preocupar no Brasil: pediatra explica como proteger as crianças e reconhecer os sinais da doença
SAÚDE Carreta de mamografia oferece quase 3 mil exames no interior do Piauí durante Outubro Rosa
SAÚDE Automedicação: hábito comum pode esconder riscos à saúde e dificultar o tratamento correto
SAÚDE Hospital Marques Basto avança em segurança do paciente e se destaca em projeto do PROADI-SUS Mín. 24° Máx. 41°
Mín. 23° Máx. 39°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 41°
Tempo limpo