Quinta, 29 de Outubro de 2026
86 9823-1612
Cidades MOBILIDADE URBANA

Segunda ponte do Poti Velho tem projeto concluído e deve ligar o bairro à região da Santa Maria da Codipi

Nova estrutura é apontada como alternativa para reduzir congestionamentos na zona Norte de Teresina e melhorar o fluxo entre bairros populosos da capital

15/05/2026 09h20 Atualizada há 5 meses atrás
Por: Ryan Melo
(Foto: Ascom SDU Norte)
(Foto: Ascom SDU Norte)

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Norte concluiu o projeto da segunda ponte do bairro Poti Velho, na zona Norte de Teresina. A proposta prevê a construção de uma nova ligação sobre o Rio Poti para melhorar o tráfego entre a região da Santa Maria da Codipi e o bairro Poti Velho, áreas que concentram grande fluxo de veículos e ciclistas diariamente.

Segundo a SDU Norte, o projeto já foi apresentado à Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) e ao prefeito de Teresina, com o objetivo de buscar recursos junto ao Governo Federal e parlamentares para viabilizar a obra.

Atualmente, a Ponte Mariano Gayoso Castelo Branco, conhecida como ponte do Poti Velho, é o principal acesso entre as duas regiões e também serve de ligação para parte da zona rural da capital. A estrutura possui apenas uma faixa de rolamento em cada sentido.

(Foto: Ascom SDU Norte)

📲 Acompanhe o Portal Clube Notícias pelo Instagram!

📲 Siga o nosso canal no WhatsApp e fique sempre bem informado!

De acordo com a prefeitura, mais de 12 mil veículos e cerca de 9 mil ciclistas passam diariamente pelo local. O intenso fluxo provoca congestionamentos frequentes, principalmente nos horários de pico.

Outro fator apontado é o deslocamento de moradores até a Ponte Leonel Brizola, na região do Mocambinho, como alternativa de acesso a outras áreas da cidade, o que também contribui para o aumento do tráfego na zona Norte.

Como será o projeto

Conforme o projeto elaborado pela equipe técnica da SDU Norte, a nova ponte terá:

  • 252 metros de extensão;
  • 12,60 metros de largura;
  • três faixas para veículos;
  • passeio para ciclistas e pedestres com 2 metros de largura.

A proposta prevê ainda que a nova ponte funcione em sistema binário com a atual Ponte Mariano Gayoso Castelo Branco. Nesse modelo, cada estrutura operaria em um único sentido:

  • a ponte atual ficaria no sentido Poti Velho → Santa Maria da Codipi;
  • a nova ponte funcionaria no sentido Santa Maria da Codipi → Poti Velho.

O superintendente da SDU Norte, Alan Brandão, afirmou que a construção da segunda ponte é uma demanda antiga da população da região.

“Somos constantemente procurados pelos moradores que reforçam a necessidade dessa obra, um sonho antigo da comunidade. Quando a população pede tanto por uma intervenção como essa, é porque ela representa uma necessidade real e urgente”, declarou.

(Foto: Ascom SDU Norte)

Ainda não há previsão para início das obras, já que o município busca recursos para execução do projeto.

📲 Para enviar sua sugestão de pauta, entre em contato direto com a nossa redação pelo nosso Whatsapp. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina, PI
Atualizado às 19h01
33°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 41°

36° Sensação
9.25 km/h Vento
49% Umidade do ar
100% (1.21mm) Chance de chuva
Amanhã (30/10)

Mín. 23° Máx. 39°

Tempo nublado
Sábado (31/10)

Mín. 22° Máx. 41°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias