Foi realizada na Câmara Municipal de Teresina, na manhã desta segunda-feira (22), uma audiência pública em alusão ao Junho Violeta e ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. O encontro reuniu autoridades, representantes de instituições e idosos para debater estratégias de enfrentamento à violência contra a população idosa e fortalecer políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável e à garantia de direitos.
Participaram da audiência o secretário estadual da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), João de Deus, o vereador Venâncio Cardoso, a superintendente da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso, representantes da Associação Maria do Amparo (AAMA), responsável pela execução do Projeto 60+, além de dezenas de idosos atendidos pela iniciativa.
Durante a abertura, a superintendente da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso, destacou a importância do debate e lembrou que o mês de junho é marcado por ações de conscientização sobre as diferentes formas de violência sofridas pela população idosa.
“Em alusão ao Junho Violeta, estamos hoje aqui na Câmara dos Vereadores com toda essa população idosa para debater um tema de fundamental importância que ocorre no dia a dia, que é o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Neste mês realizamos vários eventos e hoje estamos aqui nessa audiência pública que, enquanto superintendência, propusemos ao vereador Venâncio”, afirmou.
Ao longo da audiência, o vereador Venâncio Cardoso ressaltou a necessidade de políticas públicas que promovam qualidade de vida, inclusão e bem-estar para os idosos. O parlamentar destacou os resultados alcançados pelo Projeto 60+, desenvolvido pela AAMA em parceria com a SASC, e defendeu a continuidade da iniciativa como uma política permanente.
Segundo ele, o programa tem contribuído para melhorias na saúde física e emocional dos participantes, por meio de atividades físicas regulares e acompanhamento multiprofissional com médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos.
“O projeto traz felicidade para muitas pessoas. São idosos que muitas vezes estavam ansiosos, hipertensos, diabéticos e com dificuldades de mobilidade, e que hoje têm acesso gratuito à atividade física e acompanhamento especializado. É uma política pública eficiente porque melhora a vida das pessoas”, destacou.
O vereador também enfatizou a importância de ampliar ações voltadas à inclusão digital dos idosos, apontando que o acesso ao conhecimento tecnológico pode ajudar a prevenir golpes financeiros e outras formas de violência. “Quando capacitamos o idoso para entender o mundo digital, diminuímos a possibilidade de ele se tornar vítima de fraudes e golpes. Isso também é uma forma de proteção”, afirmou.
Representando os participantes do Projeto 60+, a idosa Fátima Lima, assistida do núcleo do Mocambinho, compartilhou sua experiência e os benefícios obtidos após ingressar no programa.
“Eu tenho problemas no joelho e nas articulações, mas depois que entrei no 60+ melhorei muito. A atividade física na nossa idade é tudo. Temos profissionais excelentes que nos incentivam e ajudam a melhorar nossa qualidade de vida”, relatou.
Fátima também destacou a importância das ações complementares oferecidas pelo projeto, como oficinas de inclusão digital e cursos de artesanato, que contribuem para a autonomia e a socialização dos idosos.
Durante sua fala, ela fez um apelo para que familiares estejam atentos aos sinais de violência contra a pessoa idosa e reforçou a necessidade de denúncias. “A violência contra o idoso começa muitas vezes dentro de casa. Precisamos denunciar quando presenciarmos qualquer situação de violência. É uma violência que nem sempre aparece, mas existe e precisa ser combatida”, alertou.
A audiência pública reforçou a importância do fortalecimento das políticas de proteção à pessoa idosa e evidenciou o papel de iniciativas como o Projeto 60+ na promoção da saúde, da inclusão social e da qualidade de vida da população da terceira idade em Teresina.




























PROJETO 60+ Projeto 60+ realiza atendimento multiprofissional no núcleo Parque Piauí
PROJETO 60+ Projeto 60+ realiza visita de retorno no núcleo Mocambinho
PROJETO 60+ Projeto 60+ promove retorno do atendimento multiprofissional com idosos do núcleo Santa Maria da Codipi
BAILINHO DO 60+ Bailinho do 60+ também promove ações de conscientização em Teresina com patrocínio do BNB
PROJETO 60+ Bailinho do 60+ reúne cerca de 700 idosos em tarde de música, lazer e inclusão em Teresina
BAILINHO DO 60+ Drogaria Globo reforça compromisso com o cuidado e apoia o Bailinho do 60+ em Teresina Mín. 24° Máx. 41°
Mín. 23° Máx. 39°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 41°
Tempo limpo