Profissionais de saúde que atuam nas regiões dos Cocais e Carnaubais, no Piauí, podem se inscrever até o dia 31 de agosto no projeto Cuidar para Nascer - Rede Alyne. A iniciativa busca fortalecer a preparação das equipes que acompanham gestantes e contribuir para uma assistência mais segura, especialmente nos casos de gravidez de alto risco.
O projeto é realizado pela Associação Maria do Amparo (AAMA) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Nesta nova etapa, a capacitação será realizada em dois momentos, de acordo com a regional de saúde.
Na Regional Carnaubais, as atividades estão previstas para os dias 2, 3 e 14 de setembro de 2026. Já na Regional Cocais, a programação ocorre nos dias 1º, 2 e 9 de outubro de 2026.
Podem participar médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais que integram as equipes multiprofissionais envolvidas no atendimento às gestantes.
De acordo com Janaílda Furtado, coordenadora do Projeto, levar a capacitação para os Cocais e Carnaubais é uma forma de aproximar a qualificação profissional das necessidades encontradas em cada território.
A proposta é fortalecer a integração da rede de saúde, desde a Atenção Primária até os serviços de referência, para que os profissionais estejam mais preparados para identificar situações de risco e garantir que as gestantes recebam o atendimento adequado no momento necessário.
“Nosso propósito é fortalecer essa rede, atualizar as equipes e contribuir para que os riscos sejam identificados precocemente e a gestante receba o cuidado adequado no momento certo”, explica Janaílda.
Durante as atividades, serão abordados temas relacionados ao pré-natal, acompanhamento da gestação, identificação do risco gestacional, principais intercorrências e assistência às gestantes de alto risco.
Além do conteúdo teórico, a capacitação terá uma abordagem voltada para a rotina dos serviços. Os profissionais poderão discutir situações enfrentadas no dia a dia, identificar dificuldades e pensar em alternativas para melhorar os processos de trabalho e os fluxos de atendimento.
A intenção é que o conhecimento adquirido durante a formação possa ser aplicado diretamente nos serviços de saúde.
Um dos resultados esperados da capacitação será a elaboração de planos de ação pelos próprios profissionais que atuam na assistência. As propostas serão construídas a partir dos problemas, desafios e oportunidades de melhoria identificados durante as atividades.
A estratégia permite considerar as particularidades de cada município, evitando que as soluções sejam pensadas de forma distante da realidade encontrada pelas equipes.
Segundo a coordenação, a expectativa é que os profissionais retornem aos serviços mais preparados para reconhecer situações de risco, tomar decisões e organizar os encaminhamentos necessários.
Para as gestantes e suas famílias, o objetivo é que esse processo resulte em uma rede mais organizada e preparada para oferecer continuidade ao cuidado.
“Para as gestantes e suas famílias, isso representa uma rede mais organizada, profissionais mais preparados e melhorias concretas no cuidado, com maior segurança, continuidade da assistência e respostas mais adequadas às necessidades de cada território”, destaca a coordenadora.
As inscrições seguem abertas até 31 de agosto de 2026. Os profissionais interessados devem preencher o formulário correspondente à regional em que irão participar.
Regional Carnaubais
📅 2, 3 e 14 de setembro
📝 Inscrições: https://forms.gle/YgEsMGWAKU5gKKQ86
Regional Cocais
📅 1º, 2 e 9 de outubro
📝 Inscrições: https://forms.gle/6bzJ8sssU3a7q3Nc8
A organização orienta que os interessados realizem a inscrição dentro do prazo e preencham corretamente todas as informações solicitadas nos formulários.


SAÚDE Programa Mais Acesso à Saúde aos Parnaibanos realiza nova edição em Parnaíba
SAÚDE Equipe de Oncologia do HMB participa de evento alusivo ao Outubro Rosa
SAÚDE Sarampo volta a preocupar no Brasil: pediatra explica como proteger as crianças e reconhecer os sinais da doença
SAÚDE Carreta de mamografia oferece quase 3 mil exames no interior do Piauí durante Outubro Rosa
SAÚDE Automedicação: hábito comum pode esconder riscos à saúde e dificultar o tratamento correto
SAÚDE Hospital Marques Basto avança em segurança do paciente e se destaca em projeto do PROADI-SUS Mín. 24° Máx. 41°
Mín. 23° Máx. 39°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 41°
Tempo limpo