Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 10/04/2019 ás 08h59
Fonte: Prefeitura de Teresina

FMS realiza nesta hoje abertura da Campanha de Vacinação Contra a Gripe

vacinação terá início às 8h, na Unidade Básica de Saúde Diocina de Sousa Lima Neta, no Bairro Parque Piauí.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza hoje a abertura da Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza A/H1N1) em Teresina. A vacinação terá início às 8h, na Unidade Básica de Saúde Diocina de Sousa Lima Neta, localizada no Bairro Parque Piauí, e contará com a presença do prefeito de Teresina, Firmino Filho, e do Presidente da FMS, Charles Silveira.

O presidente da FMS, Charles Silveira, alerta para a importância da adesão da população à vacina. ”A prevenção é o melhor remédio e por isso é muito importante que a população procure uma das salas de vacina para se imunizar contra a gripe. As notícias falsas que circulam sobre a imunização contra a gripe dificultam a cobertura vacinal desejada. Algumas pessoas acham que a vacina causa gripe, mas é preciso que saibam que isso não corresponde à realidade, pelo contrário, a vacina é composta por vírus inativado, é segura, previne a doença e também complicações de saúde”, afirma.

A rede pública municipal de saúde da capital deve receber durante toda a campanha 230 mil doses de vacina contra a Influenza em 2019. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, Teresina já recebeu do Ministério da Saúde 82 mil doses de vacina que já foram distribuídas para as 104 salas e ficarão disponíveis até o dia 31 de maio, quando a campanha se encerra. O Dia D de mobilização será dia 4 de maio.

A lista completa do grupo prioritário que precisa receber a dose de vacina contra a gripe pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é: gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, maiores de 60 anos, profissionais da saúde, pessoas de qualquer idade com doenças crônicas (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer e outras), população indígena, pessoas privadas de liberdade, professores da rede pública e privada e trabalhadores do sistema prisional. 

Amariles Borba orienta que a higienização é uma das principais medidas de proteção contra a gripe.  "Devemos lavar as mãos com água e sabão. Quem estiver gripado não visite recém-nascidos, gestantes ou paridas. Assim nós estamos cooperando na saúde tanto das crianças quanto dessas mulheres", alerta.

Diferente de outras doenças, a gripe precisa de campanhas de vacinação anual. Isso ocorre por características do próprio vírus, que, aos poucos, naturalmente, modifica-se geneticamente. Dessa forma, é necessário rever, a cada ano, os vírus que mais estão se propagando para adaptar a imunização, que dura de seis a 12 meses. Além disso, trata-se de uma doença que tem um forte impacto na sociedade, com risco de morte muito alto (aproximadamente 650 mil pessoas morrem no mundo por ano, em virtude da influenza A/H1N1).

Comentários
Saúde
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 09h43
31°
Poucas nuvens Máxima: 38° - Mínima: 23°
34°

Sensação

6 km/h

Vento

59%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp