Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads

Teresina

Por Redação
Postada em 21/05/2019 ás 11h26 - atualizada em 21/05/2019 ás 12h02
Fonte: Com informações do Cidades na Net

Pessoas deficientes protestam por mais acessibilidade

Cada vez mais cresce o número de denúncias devido à falta de acessibilidades em instituições e transportes públicos.

Na manhã da terça-feira (21/03), pessoas com deficiência realizam manifestação em frente a Câmara Municipal de Teresina. O objetivo é pedir aos vereadores da capital a compra de cinco novos transportes eficientes para Teresina. Além disso, os manifestantes também vão protestar contra o episódio ocorrido com o presidente da Ascamte na Strans e pedir melhorias no transporte público de Teresina.

“O vereador Joaquim do Arroz propôs que seja aprovada a retirada de R$ 2 milhões do orçamento da informatica da Câmara para a compra de cinco novos transportes para cadeirantes. A nossa manifestação é para a apoiar a aprovação dessa proposta”, explicou.

Atualmente, a capital conta com uma frota de 14 veículos adaptados, que circulam por toda cidade. Segundo dados da Prefeitura, mais de 2.400 deficientes são cadastrados para uso desses veículos no dia-a-dia.

Para aqueles que são portadores de alguma deficiência física, a acessibilidade é garantida pela Lei nº 10.098. Nesta segunda-feira (20/05)uma criança de 9 anos, foi privado desse direito básico ao tentar embarcar em um ônibus de Teresina.

Em imagens obtidas pelo OitoMeia, a criança tem que ser erguida com ajuda da mãe e de um funcionário para entrar no transporte público da capital. Mas, elevar o cadeirante até o piso do veículo é função da plataforma elevatória. Nesse caso, ela não pôde ser utilizada, pois travou de repente, como informou a mãe à reportagem.

O presidente da Associação dos Cadeirantes de Teresina (Ascamte), Wilson Gomes, disse ao OitoMeia que aconselhou a mãe da vítima à prestar um boletim de ocorrência por discriminação na Delegacia dos Direitos Humanos.

“Nós recebemos esse tipo de informação com tristeza. Infelizmente, temos muitas outras denuncias como essas junto à 18ª Promotoria de defesa do Direitos à Pessoa com Deficiência. Já tentamos diálogo com a prefeitura e também com a Strans. Agora, vamos juntar essas denuncias e tentar algo a nível Federal”, destacou o presidente.

Na última sexta-feira (17/05), Wilson Gomes urinou na própria roupa porque não havia banheiros adaptados para receber cadeirantes no prédio da Superintendência de Transporte e Trânsito (Strans). O cadeirante seguia para uma reunião discutir – justamente – acessibilidade.

Comentários
Justiça
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 17h25
34°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 25°
36°

Sensação

7 km/h

Vento

41%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 24-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp