Exército é acionado para resgatar famílias em área próximas de barragem com risco de rompimento no PI
Barragem do Bezerro ameaça romper em José de Freitas.Equipes do Exército Brasileiro estão no município de José de Freitas (PI) fazendo a retirada das famílias que moram em locais de risco de alagamento caso a Barragem do Bezerro, que fica na zona Rural do município, possa romper. Na manhã deste domingo (8) as autoridades competentes foram alertadas que o ‘paredão’ da barragem apresentava fissuras e havia água vazando da barragem que poderia romper.
Diante disso, a Defesa Civil do Estado e a Prefeitura de José de Freitas foram alertadas e começaram uma operação de retirada das famílias de áreas de risco. O trabalho de remoção está sendo feito com ajuda do Exército Brasileiro que já enviou equipes ao local.
As famílias estão sendo levadas para as escolas municipais Agripina Portela, no bairro Santa Rosa e Caic, no bairro Cidade Nova e para o Ginásio Poliesportivo, no Centro.
Engenheiros do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) se encontram desde a manhã deste domingo com máquinas fazendo o rebaixamento do sangradouro da referida barragem, para que a água possa passar e com isso evitar o arrombamento do paredão.
As equipes do Exército, antes de iniciar a retirada das famílias ameaçadas se a barragem vier a romper, se reuniram com equipes do Semac de José de Freitas-PI, na Escola Municipal Agripina Portela, no bairro Santa Rosa, para onde estão sendo levadas partes das famílias.
NOTA GOVERNO
O Governo do Estado do Piaui informa que uma força-tarefa foi montada para atuar no diagnóstico e correção da falha verificada na barragem do Bezerro, no município de José de Freitas. Técnicos do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, IDEPI (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) e Prefeitura de José de Freitas, trabalham nesse momento para evitar um eventual sinistro.
Por precaução, a Defesa Civil está orientando a todas a famílias ribeirinhas, a deixarem momentaneamente suas residências. A orientação aos moradores que vivem no entorno da barragem, é que sigam as determinações da Defesa Civil e não permaneçam no local.
Equipes do Exército estão na cidade para auxiliar na remoção das famílias que vivem nas áreas de risco. Todas as ações também estão sendo informadas ao Sistema Nacional de Defesa Civil.
Matéria relacionada:
Barragem ameaça romper no Piauí e famílias são retiradas de locais de risco
Sensação
Vento
Umidade
Coronavírus
Vacinação contra Covid-19 inicia no dia 25 de janeiro no Piauí, afirma o governadorCovid-19
Superintendente do HU confirma que a nova variante do coronavírus já está no PiauíPerigo!
Demóstenes Ribeiro faz apelo para interdição de trecho da Raul Lopes aos domingosVacinação
Dr. Joaquim Parente revela que estar ansioso para ser vacinado nesta segunda (18)Homicídio
Lavador de carros é assassinado a tiros na Avenida Maranhão na tarde desta quarta-feira