Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 25/07/2019 ás 09h52 - atualizada em 25/07/2019 ás 11h26
Fonte: Universidade Federal do Piauí (UFPI)

HU-UFPI promove Dia de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

Serão mais de 30 profissionais, entre médicos-cirurgiões, médicos residentes, enfermeiras e outros.
HU-UFPI promove Dia de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço
Foto: Reprodução

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará nesta quinta (25) o Dia de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. A atividade compõe o Julho Verde - Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. 

Organizada pela Unidade de Cabeça e Pescoço, a ação será das 8h30 às 14h e constará de atividades educativas, triagens de pacientes e consultas com cirurgiões de cabeça e pescoço e com cirurgiões bucomaxilo, sem necessidade de agendamento. “A prevenção e diagnóstico precoce é de extrema importância no tratamento desta doença, uma vez que a precocidade significa alta taxa de cura”, explica uma das coordenadoras da atividade, a cirurgiã oncológica Katia Marabuco, professora do Departamento de Cirurgia Geral da UFPI.

 

Serão mais de 30 profissionais, entre médicos-cirurgiões, médicos residentes, enfermeiras e outros. A atividade conta com o apoio logístico da Divisão de Enfermagem e do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde que, juntamente com Fundação Municipal de Saúde (FMS), disponibilizarão as vagas do Sistema Único de Saúde (SUS) necessárias aos atendimentos. 

O câncer de cabeça e pescoço tem como principais fatores de risco, o fumo, o consumo de álcool, as infecções por HPV e o excesso de exposição solar. Os tumores podem ser assintomáticos no princípio da doença. Estima-se 43 mil novos casos da doença no Brasil a cada ano, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Ministério da Saúde. 

O Julho Verde ocorre em todo o Brasil, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil). Com o mote “O câncer está em nossa cara, mas às vezes não se vê”, a Campanha tem por objetivo alertar para os diversos riscos, os cuidados com a saúde e a importância de uma vida saudável, com boa alimentação, exercícios físicos e cuidados pessoais.

Comentários
Saúde
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 16h37
34°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 21°
34°

Sensação

13 km/h

Vento

34%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp