Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 10/04/2018 ás 10h33 - atualizada em 11/04/2018 ás 09h11

Barragem do Bezerro ameaça moradores de seis cidades do Piauí

Nível da água afeta as cidades de Barras, Esperantina, Batalha, Cabeceira do Piauí, José de Freitas e Lagoa Alegre
Barragem do Bezerro ameaça moradores de seis cidades do Piauí
Situação do município em José de Freitas é preocupante. Foto: Jociel Costa/ClubeNotícias

A Defesa Civil emitiu alerta na segunda-feira (09) para seis cidades do Piauí que correm riscos com o rompimento da Barragem do Bezerro, devido a proximidade com as áreas ribeirinhas. Os municípios que devem estar atentos são Esperantina, Barras, Esperantina, Batalha, Cabeceira do Piauí e Lagoa Alegre e devem retirar famílias em situação de perigo iminente para abriga-las em lugares seguros.

De acordo com informações do órgão, já passa de 45 para 70 o número de moradores que já deixaram suas casas, que ficam adjacentes ao rio Marataoan. O rio segue aumentando o volume por conta da água que está sendo escoada pelos sangradouros abertos na barragem do Bezerro, em José de Freitas, distante 55Km de Teresina.

Um trabalho conjunto da Defesa Civil, equipes do Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros acontece na remoção das familias, que moram no entorno da barragem, para escolas e ginásios desde o último domingo (08), quando a prefeitura de de José de Freitas informou o risco de rompimento ao detectar vazamento.

Muita gente da região está desesperada. Um exemplo é o psicultor José Francisco da Costa Cunha, conhecido popularmente como Vein do Peixe. Ele possui 40 tanques com cerca de 60 toneladas de pescado e agora vê o seu trabalho ameaçado pela água que escoa da barragem após o sangramento. "Como que eu vou pagar as minhas contas, indenizar meus trabalhadores. Eu faço a minha parte, mas as autoridades não fazem a parte deles. A água já levou parte dos meus tanques", reclama o trabalhador.

Veja no vídeo abaixo como está a situação da barragem:

Risco de Rompimento

O secretário de meio ambiente do município, Fernando Freitas, disse à imprensa que a situação já teria sido alertada pela Prefeitura de José de Freitas ao Governo do Estado, ainda no ano de 2013. Porém, nada foi feito. O secretário ressalta que é necessária a obra emergencial para que sejam sanados os riscos de rompimento. 

Em nota, o governo do Piauí esclarece que medidas emergenciais estão sendo tomadas para evitar desastres. "Uma força-tarefa foi montada para atuar no diagnóstico e correção da falha verificada na barragem do Bezerro", informa.

Cidades tomadas pela água

Em Barras, alguns locais já estão começando a serem alagados, como nos Bairros Pedrinhas e Riachinho e no entorno do restaurante Flutuante, em razão do aumento do nível das águas do rio Marataoan. O prefeito da cidade, Carlos Monte informou que houve uma reunião na tarde da segunda-feira e que já está sendo providenciada a retirada de famílias dos locais mais críticos.

Também houve reunião em Esperantina. A prefeita Wilma Amorim informou que o nível da água do rio na região subiu 6,64m depois do início das chuvas, e advertiu que há risco de alagamento inclusive no centro da cidade, principalmente com a águ aque

 

Comentários
Meio Ambiente
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 19h09
34°
Nuvens esparsas Máxima: 34° - Mínima: 23°
37°

Sensação

6 km/h

Vento

44%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 07-12 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp