Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • ITTNet
  • Colegio St Marcelina
  • SESAPI Dengue
  • Ilhotas Padaria
  • Secretaria Estadual de Saúde
  • Campanha Pró Piauí
  • Grupo CEV
Postada em 02/10/2019 ás 11h36 - atualizada em 02/10/2019 ás 11h47

Fundação Municipal de Saúde registra 47 casos de meningite em Teresina

Os dados apontam o período de janeiro a setembro deste ano.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou, de janeiro a setembro deste ano, 47 casos de meningite. Levando em consideração a quantidade de casos e da população de Teresina, não foi confirmado surto da doença na capital.

Segundo Amariles Borba, diretora de vigilância de saúde da FMS, a meningite, sendo viral ou bacteriana, é transmitida por meio da respiração ou secreções do nariz e garganta, e afirma que após aparecerem os sintomas da doença, é necessário se dirigir a um posto de atendimento de saúde o mais rápido possível para receber atendimento médico.

A meningite é uma doença causada por vírus ou bactéria que pode levar a morte, e em caso de sobrevivência, pode deixar sequelas como surdez e dificuldades de aprendizagem. No último domingo (29), foi confirmada a morte cerebral do jornalista Egídio Brito, causada por esta infecção. O jornalista reage a alguns estímulos e continua internado na UTI, em estado grave. 

Alguns sintomas como mal estar, dor de cabeça, febre, rigidez no pescoço, vômito, falta de apetite, mãos e pés frios, diarreia e fadiga podem indicar meningite. Ao notar esses sintomas, é necessário buscar atendimento de saúde para confirmar se há caso de meningite e verificar qual o melhor tratamento.

A vacinação contra meningite para bloqueio só é indicada em situações em que há surto e dependendo do agente causador. Para prevenir a doença, é necessário manter a vacinação atualizada, ter hábitos saudáveis, evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos, além de ter cuidados básicos como lavar as mãos frequentemente. 

Na rede pública e privada de saúde da capital há vacinas que protegem contra alguns tipos de meningite. Está disponível gratuitamente na rede pública, a meningocócica tipo C, para adolescentes entre 11 e 14 anos e bebês de 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses, nas 104 salas de vacinação espalhadas pela capital.

Comentários
Saúde
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 05:12

23º

Min 22º Max 35º

Alguma nebulosidade

89% 4.7 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium