Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • Campanha Pró Piauí
  • Colegio St Marcelina
  • Grupo CEV
  • Secretaria Estadual de Saúde
  • SESAPI Dengue
  • ITTNet
  • Ilhotas Padaria
Postada em 02/10/2019 ás 14h48

Adapi adota medidas após a confirmação do quinto caso de mormo no Piauí

O caso foi confirmado no município de União e a norma para erradicação da doença consiste na interdição do estabelecimento, sacrifício do animal e realização de teste de diagnóstico.
Adapi adota medidas após a confirmação do quinto caso de mormo no Piauí
Diretor geral da Adapi, Genilson Sobrinho. Foto: Reprodução/Diário Piauí

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) tomou algumas medidas para eliminar o quinto caso confirmado de mormo no Estado. O cavalo diagnosticado com a doença infectocontagiosa foi confirmado no município de União na terça-feira (1°) e nesta quarta-feira (2) a equipe se deslocaram a região para sacrificar o animal e fazer a coleta do soro, que posteriormente passará por exame em um laboratório em Recife- PE.

“Foi confirmado. Amanhã (2) enviaremos a equipe para o local onde já faremos primeiro a coleta e enviaremos o material para o Lanagro/ Recife, sendo negativo para os dois exames, os animais permanecerão vivo”, disse ao portal cidade verde, o diretor da Adapi, Genilson Sobrinho.

A incidência dos últimos casos da doença foi registrada em 2017 e que apenas nesse ano de 2019, cerca de 100 equinos estão passando por análise e coleta de materiais em cinco estabelecimentos, incluindo a Clínica Veterinária da Universidade Federal do Piauí (UFPI), confirmada em julho deste ano e em uma ala do Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, o estabelecimento foi interditado em setembro (11). 

“Já fizemos a primeira coleta, recebemos o resultado na sexta-feira (27/09) e foram todos negativos, ou seja, os demais cavalos não foram infectados. A segunda coleta está prevista para ser realizada no dia 10 de outubro e, se os resultados também forem negativos, o parque será desinterditado, sendo possível a realização da exposição sem nenhum tipo de prejuízo”, afirma o diretor da Adapi, Genilson Sobrinho.

As medidas para eliminação do foco da doença estão preconizadas pela instrução normativa n° 06, de 16 de janeiro de 2018 e consiste na interdição do estabelecimento, sacrifício do animal, realização de testes de diagnóstico para mormo no restante do plantel e investigação de vínculos epidemiológicos.

Comentários
Geral
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 04:52

23º

Min 22º Max 35º

Alguma nebulosidade

89% 4.7 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium