Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 15/10/2019 ás 14h24

FMS confirma o quarto caso de Febre do Nilo Ocidental no Piauí

A paciente sofreu quadro agudo de encefalite, inflamação do sistema nervoso, no mês de abril deste ano.
FMS confirma o quarto caso de Febre do Nilo Ocidental no Piauí
Transmissão da doença é por meio do mosquito infectado, geralmente do gênero Culex. Foto: Reprodução/Science News

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina confirmou o quarto caso de febre do Nilo Ocidental no estado do Piauí. Trata-se de uma paciente do sexo feminino que sofreu quadro agudo de encefalite, inflamação do sistema nervoso, no mês de abril de 2019.

Segundo o neurologista da FMS, Marcelo Vieira afirma que está investigando a possibibilidade de tratar-se de caso adquirido no Piauí e que a vítima foi encaminhada ao hospital, e com todo tratamento ficou com sequelas neurológicas. "Isso porque a paciente esteve nos municípios de Cabeceiras - PI e Lagoa Alegre – PI, nas semanas anteriores ao adoecimento. Ela foi internada no HUT e recebeu alta após tratamento", conta.

Outros Casos da doença no Piauí

De acordo com a diretora de vigilância em saúde da FMS, Amariles Borba conta que o primeiro caso humano da doença foi confirmada no município de Aroeiras do Itaim/PI no ano de 2014. “Desde então, outros dois casos haviam sido confirmados nos municípios de Picos - PI e Piripiri – PI, ambos em 2017. Os casos em equídeos já foram detectados nos estados do Ceará, do Espírito Santo e de São Paulo”, afirma.

Febre do Nilo Ocidental

O vírus da febre do Nilo Ocidental é transmitido por meio da picada de mosquito infectado, geralmente do gênero culex. Os hospedeiros naturais são algumas aves silvestres, que atuam como amplificadoras do vírus e pode ser fonte de infecção para os mosquitos. Também pode infectar humanos, cavalos, primatas e outros mamíferos. Não há transmissão de pessoa a pessoa.

Marcelo Vieira fala das medidas adotadas para combater a doença e das parcerias realizadas para o diagnóstico dos casos suspeitos na Capital. “A prevenção da doença dá-se através de medidas para minimizar a proliferação e o contato dos mosquitos com humanos. Todos os casos suspeitos em Teresina são notificados e investigados laboratorialmente para febre do Nilo Ocidental, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí e o Instituto Evandro Chagas”, conclui.

Comentários
Saúde
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
  • newland
Teresina - PI
Atualizado às 10h17
29°
Alguma nebulosidade Máxima: 36° - Mínima: 24°
33°

Sensação

7 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp