Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 16/10/2019 ás 15h14 - atualizada em 16/10/2019 ás 16h49

Sesapi vai realizar mutirões de cirurgias de catarata em três municípios do Piauí

A programação inclui os municípios de Parnaíba, Floriano e Luzilândia; Serão ofertadas mais de mil cirurgias.
Sesapi vai realizar mutirões de cirurgias de catarata em três municípios do Piauí
A catarata possui diversas causas, a principal delas é o envelhecimento natural das células do cristalino. Foto: Reprodução.

Até o final de novembro a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) prevê a realização de 1.150 cirurgias de catarata nos municípios de Parnaíba, Floriano e Luzilândia. Os procedimentos cirúrgicos serão realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e vão beneficiar pessoas a partir dos 60 anos de idade.

Nos dias 18 e 19 de outubro serão realizadas 400 consultas de triagem no município de Parnaíba. A ação acontece no Centro Integrado de Especialidades Médicas (Policlínica) em parceria com o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), e pretende contemplar os 11 municípios da Região de Saúde Planície Litorânea. 

Entre os dias 18 e 20 de outubro, serão realizadas 350 cirurgias no Hospital Estadual Gerson Castelo Branco no município de Luzilândia. Municípios da Região de Saúde Cocais serão contemplados.

Nos dias 22 e 23 de novembro, 400 pacientes passarão por consulta de triagem no Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano. A Região de Saúde Piauí Itaueira será contemplada.

A catarata é a perda da transparência do cristalino. A causa mais comum da doença é o processo de envelhecimento natural das células do cristalino, embora fatores como hereditariedade, traumatismo, doenças sistêmicas e congênitas, medicamentos e infecções oculares também contribuam para sua aparição.

Em geral, os primeiros sinais da doença surgem após os 60 anos. Não há nenhum método capaz de evitar ou prevenir a catarata. O único tratamento eficaz conhecido é a intervenção cirúrgica.  “A Secretaria de Saúde, através de uma determinação do governador Wellington Dias, vem priorizando  os atendimentos em regime de mutirões, devolvendo a visão, a independência e a qualidade de vida aos piauienses”, declara o secretário Florentino Neto.

Segundo o secretário, a  Sesapi pretende ampliar as ofertas de cirurgia de catarata em todas as Regiões de Saúde do estado em 2020. O serviço descentralizado facilita o acesso ao procedimento cirúrgico e evita que a população se desloque para a capital, além de diminuir o tempo de espera pela cirurgia.

Comentários
Saúde
  • O Boticario - Banner lateral
  • newland
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 00h10
26°
Pancada de chuva Máxima: 36° - Mínima: 24°
27°

Sensação

16.2 km/h

Vento

62.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp