Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 22/10/2019 ás 14h09 - atualizada em 22/10/2019 ás 15h20

Campanha de vacinação antirrábica ultrapassa metas estabelecida pelo Ministério da Saúde

A etapa continua neste sábado (26) na zona sul e sudeste.
Campanha de vacinação antirrábica ultrapassa metas estabelecida pelo Ministério da Saúde
Cachorro sendo vacinado contra raiva. Foto: Reprodução/ FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu a primeira campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos etapa no dia (19) na zona rural. Os locais contemplados foram nos povoados das zonas Norte e Leste, a etapa continua neste sábado (26), na zona rural, programado nos povoados das zonas Sul e Sudeste. 

Os animais vacinados foram cães e gatos com o número significativo de 12.194, o que corresponde a 103,09% da meta de 11.829 animais. Foram vacinados um total de 120.433 cães e gatos, o que corresponde a 97% do total de 124.164 animais estimados para as zonas urbanas da capital.

A imunização dos gatos alcançou uma porcentagem ainda maior: 115,65%, o que corresponde a 3.295 animais imunizados contra a raiva. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

O Ministério da Saúde tem uma meta a cumprir que é 80% do número total de cães deve ser imunizados. Foram 8.899 cães vacinados nas 100 localidades visitadas pelos técnicos da gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde, o que corresponde a 99,1% da meta. 

Para a Fundação é uma preocupação pois o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, o proprietário é residente de Teresina. 

A vacinação é a única forma de prevenção contra a raiva, que pode ser transmitida para o homem sendo fatal. 

A gerente Oriana Bezerra faz um pronunciamento para os moradores e criadores de animais domésticos como cães e gatos, que se disponibilizem para o atendimento em sua residência.

“Solicitamos que todos os responsáveis, principalmente de sítios, prendam seus animais para que no momento que as equipes de vacinação passem por essas propriedades eles possam receber a vacina,“a vacinação serve para a proteção dos animais e das pessoas que convivem com eles. Principalmente tratando-se de zona rural, onde também temos animais silvestres, que habitam naturalmente essas localidades”, afirma. 

A vacinação é a única forma de prevenção contra a raiva, que pode ser transmitida para o homem e é fatal. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

Comentários
Saúde
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 03h46
24°
Alguma nebulosidade Máxima: 31° - Mínima: 22°
24°

Sensação

4 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp