Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 30/10/2019 ás 15h54 - atualizada em 31/10/2019 ás 09h27

FMS capacita os gestores das UBSs sobre o correto gerenciamento do lixo hospitalar

'Essa determinação é importante para que a administração não coloque dentro de um lixo comum materiais perfurocortantes', conta Kledson Batista.
FMS capacita os gestores das  UBSs sobre o correto gerenciamento do lixo hospitalar
Gerenciamento adequado dos resíduos sólidos. Foto: Reprodução

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu nesta quarta-feira (30), uma capacitação com os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O motivo da qualificação é orientar os profissionais no gerenciamento dos resíduos sólidos hospitalares, não beneficiando apenas o meio ambiente, mas também a saúde da população no descarte correto do lixo.

De acordo com a legislação ambiental, os serviços de saúde devem ser responsáveis pelo manejo correto dos materiais descartados. O plano determinado por lei deve ser seguido rigorosamente pelas UBS. “Essa determinação é importante para que a administração não coloque dentro de um lixo comum materiais perfurocortantes, que podem levar a acidentes com os profissionais que trabalham com o recolhimento nos lixões e aterros”, conta o gerente de Ações Estratégicas da FMS, Kledson Batista.

Durante o treinamento, os gestores receberam esclarecimentos sobre o gerenciamento dos resíduos, armazenamento, fluxo do descarte, classificação dos lixos infectantes e lixos comuns.

Kledson explica ainda que o conhecimento adquirido será repassado para os servidores de cada setor das UBS de acordo com a necessidade de cada um. “Teresina tem contrato com uma empresa que recolhe o lixo infectante adequadamente. Este trabalho é cobrado por quilo, então é preciso que a Unidade reconheça o que realmente deve ser coletado por aquela empresa, para não onerar o município sem necessidade”, afirma.

ICMS Ecológico

Kledson Batista chama atenção para o fato de que todo o processo vai de encontro ao projeto ICMS Ecológico, mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que aquelas que já têm direito, provenientes dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do ICMS. “Estamos contribuindo para um projeto maior e trabalhando na perspectiva de uma cidade limpa, com separação de lixo correto, que é uma ação de sustentabilidade do meio ambiente no brasil e no mundo”, finaliza.

Comentários
Saúde
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 17h44
33°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 21°
36°

Sensação

9 km/h

Vento

49%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp