Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 07/11/2019 ás 14h23 - atualizada em 07/11/2019 ás 14h28

Dia D do Diabetes acontecerá na próxima terça (12) em Teresina

Evento acontece no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, de 8h às 10h30, e oferece avaliações e atendimentos aos pacientes.
Dia D do Diabetes acontecerá na próxima terça (12) em Teresina
Estima-se que 14,5 milhões de brasileiros possuem a doença, e quase metade dessas pessoas desconhece o diagnóstico. Foto: Reprodução/FMS.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá realizar uma manhã com promoção de saúde em alusão ao mês do Novembro Azul do Diabetes. A atividade acontecerá dia 12 de novembro, de 8h às 10h30, na Ala A do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA). O evento conta com apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP).

Serão realizadas avaliações de medidas corpóreas, glicemias capilares, cálculo de risco para desenvolver a Diabetes, avaliação dos pés de pacientes diabéticos, atendimento inicial aos pacientes diabéticos que estejam descompensados. “Haverá também um educador físico, que fará um momento de atividades físicas e orientação quanto a prática de exercícios. O objetivo principal é chamar atenção da população para prevenção e combate ao diabetes e suas complicações”, explica a médica endocrinologista Patrícia Melo, do Centro de Atenção ao Diabético (CAD) do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo.

Novembro traz mais uma vez a cor azul, escolhida por ser a bandeira da Organização das Nações Unidas e que representa a necessidade de ampliar a atenção e conscientização a respeito do diabetes, uma doença epidêmica diante dos números globais impactantes: 425 milhões de pessoas em todo o mundo, mais de um milhão são crianças e adolescentes com o diabetes tipo 1. No Brasil, o número estimado é de 14,5 milhões de pessoas e quase a metade desconhece o diagnóstico.

A campanha mundial, organizada pela International Diabetes Federation (IDF), mantém o lema em 2019 – “Família e Diabetes”, para destacar o importante papel dos familiares na prevenção e controle da doença. A Diretoria da SBD 2018-2019 e o Departamento de Diabetes da SBEM adicionaram como subtema o foco em Complicações do Diabetes – Como a família pode ajudar? É preciso conscientizar sobre os danos causados pela Retinopatia, Neuropatia e Doença Renal, além das chamadas complicações macrovasculares (infartos, acidente vascular cerebral – derrame, insuficiência cardíaca, amputações), a partir da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. A exemplo de anos anteriores e reforçado em 2019, a SBD e SBEM seguem engajadas visando maximizar as ações e a divulgação.

Comentários
Saúde
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 17h06
33°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 21°
36°

Sensação

7 km/h

Vento

49%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp