Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 14/11/2019 ás 14h26 - atualizada em 14/11/2019 ás 17h25

UBS Poty Velho promove manhã de cuidados e prevenção ao Diabetes

Foram realizadas atividades, com exame do pé diabético, o incentivo pela alimentação correta e a participação da família no tratamento.
UBS Poty Velho promove manhã de cuidados e prevenção ao Diabetes
Exame de prevenção ao diabetes. Foto: Reprodução/FMS.

A Unidade Básica de Saúde do Poty Velho (UBS) promoveu nesta manhã do Dia Mundial de Combate ao Diabetes (14), um evento de cuidados e orientações em alusão à data. O diabetes é uma doença causada pela falta ou absorção de insulina, que é o hormônio responsável por regular a glicose no sangue resultando na energia para o organismo. 

Em função disso, uma das ações promovidas foi o exame de pés diabéticos, para a identificação de casos de risco, exames de circulação com uma enfermeira especialista e encaminhamento ao cirurgião vascular se for o caso. Se não tratada, a doença pode causar não apenas amputações, como também cegueira (retinopatia diabética), acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal, redução da capacidade de dilatação do estômago e infarto do miocárdio, em razão do estreitamento dos vasos sanguíneos.

A enfermeira Nancy Loiola, diz que o diabetes e a hipertensão são as duas causas que mais levam as pessoas às UBS. “Nossa equipe tem no momento 129 diabéticos sob nossa responsabilidade, nenhum deles em grau de amputação de membros”, disse.

Além do exames dos pés, aconteceram rodas de conversa na sala de espera, tratando dos sintomas da doença, suas complicações e a participação da família no acompanhamento. “É importante ressaltar que se trata de um trabalho conjunto com a família, que deve identificar os sintomas como tontura, urina em excesso, comer demais ou beber muita água, além de verificar os níveis de glicose e procurar a UBS. Como existe um tipo de diabetes que é hereditária, cuidar de seu familiar vai contribuir para que você adquira hábitos que vão evitar o desenvolvimento da doença”, afirma

A enfermeira, acrescenta mais sobre o perigo que a doença causa. “Diabetes mexe com o corpo todo, por isso é muito importante o tratamento correto e em conjunto com profissionais de saúde e familiares”, finaliza.

Maria Inês Carvalho, de 77 anos disse que descobriu o diabetes há dois anos e desde então tem feito acompanhamento, mas recentemente sofreu uma queda e não sentiu o machucado no pé. Ela teve o membro examinado e cuidado para evitar agravos, além de receber orientações sobre o tipo de calçado que deve usar, corte de unhas, hidratação para evitar rachaduras e higiene adequada para evitar fungos e infecções. “Espero que cuidando direitinho eu possa melhorar”, disse.

Alexandrina Marinho, nutricionista do NASF Norte disse sobre a importância a dieta, é essencial que o diabético além da prática das atividades físicas diárias. “O ideal é que seja uma alimentação fracionada durante o dia, o que faz com que em todas as refeições sejam mantidas uma regularidade na quantidade. Dar prioridade a carboidratos mais complexos e de preferência integrais, equilibrando com outros alimentos, incluir frutas e legumes na alimentação que irão equilibrar a alimentação do açúcar de outros alimentos, tudo isso fará com que ele consiga fazer um controle maior da glicemia”, explica. 

Comentários
Saúde
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 00h20
25°
Muitas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 23°
25°

Sensação

7 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Senado Federal
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp