Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 10/12/2019 ás 11h49 - atualizada em 10/12/2019 ás 12h04

Teresina registra neste ano 448 novos casos de HIV/AIDS

Consultas, exames e medicamentos são ofertados gratuitamente às pessoas diagnosticadas com o vírus.

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde divulgou que Teresina registrou 448 novos casos de HIV/AIDS, entre janeiro e novembro deste ano. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) oferta, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), consultas, exames e medicamentos gratuitamente, afim de dar assistência às pessoas acometidas por essa infecção.

Walfrido Salmito, médico infectologista, informa que a AIDS é causada pelo vírus HIV, que é transmitido, geralmente, por contato sexual desprotegido com a pessoa contaminada. “Essa doença compromete a imunidade da pessoa. O ideal é que o diagnóstico ocorra antes de surgirem doenças oportunistas, que aparecem quando o sistema está imunologicamente enfraquecido”, afirma Salmito.

Roseanne Nadler, enfermeira, ressalta que ter o vírus HIV não significa ter a doença AIDS. “Se a pessoa tiver o vírus e fizer o tratamento, o seu caso não evolui para a doença. Outro detalhe importante é que o tratamento permanente deixa indetectável a carga viral (taxa de vírus circulando no sangue), de modo que a pessoa infectada diminui a possibilidade de transmissão do vírus através do ato sexual”, destaca Roseanne Nadler.

Medicação controla o HIV a fim de não evoluir para a AIDS. Foto: Divulgação Abia

Alana Niege, chefe de núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da FMS, afirma que todas as pessoas que têm vida sexual ativa devem realizar o teste rápido de HIV. “Esse teste é fundamental para que o cidadão descubra se tem ou não o HIV. Havendo resultado positivo, o tratamento regular vai garantir melhor qualidade de vida”, alerta Alana.

Em Teresina, os testes rápidos para diagnóstico de IST podem ser feitos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Rua 24 de Janeiro, nº 124, no centro. Ainda segundo a chefe de núcleo de IST, a FMS está expandindo esse serviço para as Unidades Básicas de Saúde (USB) espalhadas pela capital.

Testes para diagnóstico de IST podem ser feitos no CTA. Imagem: Getty Images

A FMS realiza a distribuição gratuita de gel lubrificante, além de camisinha, preservativo mais eficaz contra Infecções Sexualmente Transmissíveis. Para ter acesso, basta se dirigir às UBS e Hospitais. Outras formas de prevenção são a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que consiste em medicamentos antirretrovirais, uma medida de urgência que protege apenas contra o vírus HIV e que pode ser usada em até 72 horas após uma relação sexual desprotegida ou em qualquer outra situação de risco; e a Profilaxia Pré-Exposição (PREP), medicação para uso diário pela população-chave, como profissionais do sexo e casais sorodiferentes. A PEP e PREP estão disponíveis no CTA e no Hospital Natan Portela.

Prevenção de IST e HIV

O preservativo, ou camisinha, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis, a gonorreia e também alguns tipos de hepatites. Além disso, ele evita uma gravidez não planejada.

Existem dois tipos de camisinha: a masculina, que é feita de látex e deve ser colocada no pênis ereto antes da penetração; e a feminina, que é feita de latéx ou borracha nitrílica e é usada internamente na vagina, podendo ser colocada algumas horas antes da relação sexual, não sendo necessário aguardar a ereção do pênis.

Como ocorre a transmissão da AIDS / HIV?

Sexo vaginal sem camisinha.

Sexo anal sem camisinha.

Sexo oral sem camisinha.

Uso de seringa por mais de uma pessoa.

Transfusão de sangue contaminado.

Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação.

Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Quando fazer o teste de HIV?

O teste de HIV deve ser feito com regularidade e sempre que você tiver passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha. É muito importante que você saiba se tem HIV, para buscar tratamento no tempo certo, possibilitando que você ganhe muito em qualidade de vida. Procure um profissional de saúde e informe-se sobre o teste.

Comentários
Saúde
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 11h57
26°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 23°
28°

Sensação

4 km/h

Vento

84%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 07-12 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp