Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 13/03/2020 ás 09h46

Sesapi elabora cartilha com novas linhas de cuidados para doenças negligenciadas

Mudanças nas linhas de cuidados serão publicadas numa cartilha com o objetivo de direcionar os profissionais de saúde.
Sesapi elabora cartilha com novas linhas de cuidados para doenças negligenciadas
Reunião com gestores da Sesapi. Foto: Reprodução.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Grupo de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas da Superintendência de Atenção Básica à Saúde, realizou ontem (12) reunião com pesquisadores para o ajuste das linhas de cuidados de pessoa com as doenças negligenciadas como Tuberculose, Hanseníase, Doenças de Chagas e Leishmanioses Visceral e Tegumentar Americana. As mudanças nas linhas de cuidados serão publicadas numa cartilha seguindo as novas diretrizes do Ministério da Saúde.

Segundo o Coordenador do Centro de Inteligência para Doenças e Lesões Tropicais Emergentes e Negligenciadas (Ciaten), Carlos Nery, as cartilhas serão distribuídas para todos os gestores municipais do Piauí para que tenham um direcionamento sobre os novos cuidados com a população.

“Como os cuidados estão mudando desde 2019, nós vamos condensar tudo num só lugar para facilitar o acesso de todos. A expectativa é que haja uma redução nos indicadores das doenças negligenciadas no Piauí", diz ele.

As linhas de cuidado se referem à organização do serviço de atendimento à população, definindo o fluxo a partir do menor município até o serviço de alta complexidade, garantindo assim um trabalho eficaz e de qualidade. Em 2019, o Ministério da Saúde mudou o protocolo em relação à tuberculose como o teste rápido e o tratamento latente. Em 2020, mudou o protocolo da dose fixa combinada do tratamento da hanseníase. Todas as mudanças estarão na cartilha que está sendo elaborada pelo Centro. 

Comentários
Saúde
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 03h05
26°
Alguma nebulosidade Máxima: 38° - Mínima: 24°
28°

Sensação

9 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp