Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 19/03/2020 ás 14h19

Farmácia do Povo adota medidas para agilizar atendimentos e evitar aglomerações

As ações preventivas acontecem em Teresina e no interior; A Farmácia disponibiliza 215 medicamentos especializados aos usuários do SUS.
Farmácia do Povo adota medidas para agilizar atendimentos e evitar aglomerações
Sede da Farmácia do Povo em Teresina. Foto: Reprodução.

Devido ao grande fluxo de usuários que circulam diariamente pela Farmácia do Povo, mais de 500 pessoas, em média, a Diretoria da Assistência Farmacêutica adotou medidas para agilizar os atendimentos e, assim, evitar aglomerações em todas as unidades, seja em Teresina como no interior.

Os pacientes terão a prorrogação automática por mais três meses consecutivos da Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (Apac), sendo que cada LME corresponderá a duas Apacs de três competências. Ou seja, sem necessidade de novos documentos. Outra medida é a dispensação de medicamentos para até três meses de consumo aos pacientes, de acordo com o estoque disponível.

Para os pacientes com mais de 60 anos de idade e com comorbidades (como diabetes, hipertensão, doenças relacionadas ao sistema respiratório), é recomendado que designem representantes legais (com declaração autorizadora) para o recebimento dos medicamentos.

Tais providências reduzem as idas às Farmácias do Povo, evitando as aglomerações e diminuindo exposições desnecessárias, medidas essas que podem prevenir possíveis transmissões da Covid-19. As medidas estão em consonância ao que determina o decreto estadual que trata sobre a situação de emergência em saúde pública, relacionada à disseminação do novo coronavírus.

Nos atendimentos, foi adotado um novo fluxograma de trabalho. A recepção e cadastro receberão os documentos de entrada do processo e, de imediato, o usuário receberá o comprovante de atendimento. É nessa etapa que é feita a análise do processo, mas que temporariamente será realizada em outro momento, não mais com a presença do paciente.

Na dispensação, onde o paciente recebe as medicações, foi aumentado o número de atendentes, reduzindo em mais de um terço o tempo de espera. E as cadeiras serão dispostas com maior espaçamento entre elas.

Medidas de higiene

A frequência da limpeza interna será reforçada, com uso de álcool em gel, principalmente banheiros, maçanetas, corrimão, elevadores (botão de chamada e o painel interno) e pisos locais da unidade com grande fluxo de pessoas (pacientes/colaboradores), com álcool 70% ou solução de água sanitária.

Também será disponibilizado álcool em gel em pontos estratégicos das farmácias, além de recomendar que pacientes e funcionários utilizem máscara de proteção, caso apresente qualquer um dos sintomas de gripe ou resfriado.

Outra medida simples é que o paciente use sua própria caneta para assinatura dos recibos de recebimento de medicamentos e providencie a limpeza contínua da mesma, além de lavar as mãos com água e sabão.

A Farmácia do Povo mantém o atendimento de segunda a sexta, nos dois turnos: das 7h30 às 12h e 13h30 às 17h30

Comentários
Saúde
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 18h28
29°
Muitas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 23°
32°

Sensação

7 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 07-12 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp