Governadores do Nordeste apresentam demandas ao Ministro da Saúde em nova reunião
Na oportunidade, o governador Wellington Dias apresentou demandas do Piauí para melhoramento dos trabalhos de atendimento.Os governadores do Nordeste se reuniram, nesta quarta-feira (29), com o Ministro da Saúde, Nelson Teich, para discutir estratégias de atuação perante a pandemia do novo coronavírus. Na oportunidade, o governador Wellington Dias apresentou demandas do estado para melhoramento dos trabalhos de atendimento.
“Apresentamos ao ministro da Saúde a necessidade de ampliar leitos, principalmente de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de disponibilização de profissionais. Ele anunciou que já possui uma seleção com 800 mil profissionais de saúde inscritos e colocou à disposição para que os estados possam requerer, seja contratando diretamente ou por meio da União”, explicou o governador.
O secretário de Saúde do Estado, Florentino Neto, deve apresentar ao Ministério o plano de expansão do Piauí para mais 300 novos leitos de UTI e estabilização, justificando a necessidade da chegada de novos equipamentos e profissionais. “Pedi ao ministro para que pudesse agilizar, já que chegaram dez camas, que chegassem também os respiradores e monitores que ficaram faltando”, enfatizou Wellington Dias.
Na oportunidade, o chefe do executivo estadual também apresentou a necessidade de investimentos na aquisição de equipamentos para dez novos leitos de UTI, que estão concluídos. O governador também a apresentou o modelo de respirador mecânico desenvolvido pela startup Tron, em parceria com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). O maquinário desenvolvido no Piauí apresenta baixo custo e capacidade de ser gerido utilizando-se de telemedicina. O ministro se comprometeu em apoiar o Estado para que se obtenha a aprovação da Anvisa o mais rápido possível.
Por fim, os governadores da região reivindicaram que o Banco Central instrua os demais bancos a organizarem suas filas, uma vez que a aglomeração de pessoas pode aumentar a transmissão do vírus.
Sensação
Vento
Umidade
Coronavírus
Vacinação contra Covid-19 inicia no dia 25 de janeiro no Piauí, afirma o governadorCovid-19
Superintendente do HU confirma que a nova variante do coronavírus já está no PiauíCrime
Polícia Civil prende dono do Grupo Toinho Variedades em TeresinaProjeto
Senador propõe prisão de até oito anos para quem não tomar vacinaColuna
Natal é tempo de Amor – Famílias celebram o nascimento de Jesus Cristo