Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 06/05/2020 ás 15h17 - atualizada em 06/05/2020 ás 15h40

Conselho Federal de Farmácia lança guia de orientação em relação a Covid-19

O objetivo é nortear farmacêuticos, organizações, instituições e empresas a desenvolverem diretrizes e políticas específicas para a gestão de casos suspeitos da Covid-19
Conselho Federal de Farmácia lança guia de orientação em relação a Covid-19
Foto de divulgação do Guia. Foto: Reprodução.

Diante da ameaça emergente à saúde pública imposta pelo surgimento das infecções pelo coronavírus, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) disponibilizou, nesta quarta-feira (6), um guia intitulado “Guia para estratificação de risco de suspeitos de Covid-19 e delineamento de cuidado farmacêutico para farmácias comunitárias”. Que pode ser acessado através do site do CFF.

Este documento objetiva nortear farmacêuticos, organizações, instituições e empresas a desenvolverem diretrizes e políticas específicas para a gestão de casos suspeitos da Covid-19 em farmácias comunitárias da Atenção Primária à Saúde (APS), já que os pacientes, com suas preocupações e problemas relacionados à saúde, frequentemente procuram o atendimento farmacêutico como primeira forma de atendimento.

O Coronavírus e as farmácias do Piauí

Um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha, constatou que a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros que fizeram uso de medicamentos nos últimos seis meses anteriores ao estudo, feito em 2019.

O estudo trouxe ainda informações acerca da venda de medicamentos relacionados à Covid-19, constatando que houve um aumento significativo nas vendas nos três primeiros meses desse ano, quando aumentaram os casos da doença, em relação ao mesmo período do ano passado. 

Os medicamentos, e seus respectivos resultados no Piauí, são: 

- Ácido Ascórbico (vitamina C) – 234%

- Colecalciferol  (vitamina D) – 44%

- Dipirona Sódica – 48%

- sulfato de hidroxicloroquina – 81%

- Ibuprofeno – (-2%)

- Paracetamol – 75%

Os porcentuais são uma clara demonstração da influência do medo sobre um hábito consagrado entre a população brasileira, o uso indiscriminado de medicamentos. Por isso, os conselhos de Farmácia alertam que todos os medicamentos oferecem riscos à saúde e não recomendam a automedicação.

Comentários
Saúde
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 20h34
27°
Alguma nebulosidade Máxima: 33° - Mínima: 24°
31°

Sensação

6 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp