Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 08/05/2020 ás 15h32 - atualizada em 11/05/2020 ás 08h37

Zona Sul é a mais infectada e a 2ª em número de mortes por Covid-19

De acordo com a pesquisa, a maior parte dos registros de infectados está na zona Sul da cidade, com 31% dos casos.
Zona Sul é a mais infectada e a 2ª em número de mortes por Covid-19
Bairro Parque Piauí, zona sul de Teresina, durante o isolamento social. Foto: Reprodução.

A zona Sul de Teresina concentra 31% das pessoas infectadas pelo novo coronavírus na cidade. É o que demonstra a Pesquisa de Investigação Sorológica feita pela Prefeitura em parceria com o Instituto Opinar, no período de 01 a 03 de maio. A região é a segunda em número de óbitos confirmados por Covid-19: seis das 19 vítimas fatais da doença moravam na região. Em primeiro lugar no número de óbitos, está a zona Leste, com oito óbitos causados por Covid-19, segundo dados da Fundação Municipal de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgados ontem (07).

De acordo com a pesquisa, a maior parte dos registros de infectados está na zona Sul da cidade, com 31% dos casos. A zona Leste vem em seguida, com 27% dos casos positivados, a zona Sudeste com 23% e, por último, a zona Norte, com 19%.

Na terceira sondagem, que aconteceu entre os dias 01 e 03 de maio, o índice de pessoas com a doença foi de 1,44%, ou seja, a cidade tinha 12.492 infectados, quantidade 53 vezes maior que os 237 casos notificados no domingo anterior à pesquisa. Da primeira etapa da pesquisa para a segunda houve um crescimento de 59% no número de infectados. Já da segunda para terceira, o aumento foi de 62%.

“Os números mostram que a doença está crescendo rapidamente e são um alerta para que nós voltemos a respeitar os decretos de distanciamento social e as orientações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Teresina. O distanciamento social é a melhor maneira de prevenir a contaminação e evitar que o vírus faça mais vítimas. Todos temos que fazer a nossa parte”, avalia a enfermeira Francisca Rodrigues, coordenadora do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE Covid-19 Teresina) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina

A pesquisa leva em consideração uma população estimada em 864.845 habitantes em Teresina. Os números da pesquisa são baseados nos índices positivos dos testes para Covid-19, e são levadas em consideração comorbidades ou doenças prévias, além do quadro atual de saúde do entrevistado. Também são apresentadas as características demográficas coletadas (sexo, idade, nível de instrução, renda e situação de trabalho).

Até domingo (10), acontece a quarta etapa da pesquisa de investigação sorológica para conhecer a situação da pandemia do novo coronavírus na capital. Teresina é a primeira cidade do Brasil a ter essa série de pesquisas em três etapas e já testou 2.700 pessoas.

TOTAL DE ÓBITOS POR REGIÃO

Leste – 8 óbitos

Sul – 6 óbitos

Norte – 3 óbitos

Sudeste – 2 óbitos

Comentários
Saúde
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 23h24
29°
Alguma nebulosidade Máxima: 39° - Mínima: 23°
32°

Sensação

19 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp